Concentração é algo fundamental para ser mais produtivo no trabalho. Toda vez que você não está concentrado, significa que está dividindo sua atenção com outras coisas que, mesmo estando relacionadas, fazem com que você não seja tão produtivo quanto gostaria.

Ocorre que, às vezes, alcançar a concentração total parece muito difícil.

Para ajudá-lo, eu reuni neste post 24 dicas de como aumentar a concentração no trabalho. E o melhor é que elas não valem apenas durante o expediente. É possível aplicá-las em outros momentos, também.

Não deixe de conferir, pois esses pequenos hábitos podem melhorar muito a sua concentração e produtividade!

O que é concentração no trabalho

A concentração no trabalho é o uso correto do seu tempo para executar determinada tarefa.

A menos que você tenha uma atividade totalmente criativa (pintura, música etc), que não depende muito do tempo para se desenvolver, em qualquer outra função, a corrida dos ponteiros no relógio faz toda a diferença.

Uma vez que você não está concentrado, está dividindo seu tempo e sua energia com outras atividades. E aí, logicamente, a sua produtividade cai.

O que fazer para que isso não aconteça? Basta seguir essas 24 dicas para aumentar sua concentração no trabalho!

O que você pode fazer enquanto não está trabalhando

1 - Desconecte-se e relaxe

Para algumas pessoas, essa é a regra mais difícil. Se você tem um emprego com horário fixo, ao final do expediente, tente não levar tarefas para casa.

Desligue o celular corporativo e deixe de lado qualquer coisa que remeta ao trabalho. Caso seja empreendedor, estabeleça um horário para se dedicar ao seu negócio e, após esse período, desligue-se.

2 - Não se esqueça do lazer

Aproveite bem as horas vagas para sair com a família, amigos e conhecer novos lugares, ou seja, divirta-se!

3 - Estimule a sua mente

Se tem uma coisa que vale para qualquer profissional é que, na vida, a gente nunca deve parar de aprender.

E esse aprendizado pode se dar de várias maneiras: fazendo um curso, lendo, escrevendo, vendo um filme, jogando baralho, xadrez ou os famosos jogos eletrônicos. Não importa o que você faça, o importante é manter a mente sempre ativa.

4 - Tenha uma boa noite de sono

Respeite o seu corpo e dê a ele as horas de descanso necessárias. Quanto melhor é a qualidade do seu sono, mais disposto, concentrado e produtivo você estará no dia seguinte.

Ao começar o seu dia de trabalho, não deixe de usar estas dicas

5 - Alimente-se bem para melhorar a concentração

Faça as pausas necessárias para as refeições e prefira alimentos saudáveis. Assim, você terá mais energia e concentração no trabalho.

6 - Liste as suas tarefas

Imagine o seu dia como o roteiro de um filme, que precisa ter ações bem definidas para evoluir. Ter uma lista de tarefas ajuda a organizar melhor o seu dia e finalizá-lo da melhor forma possível.

7 - Defina prioridades

Por outro lado, não queira dar conta de tudo em um só dia. Estabeleça uma ordem de acordo com as suas prioridades.

Execute as suas atividades seguindo estas dicas

8 - Estabeleça pequenos objetivos

Toda grande realização é composta de pequenos objetivos, que você vai cumprindo até alcançar sua meta. Assim, a regra é definir tarefas menores para realizar a cada dia. Assim, fica mais fácil concretizar sua meta dentro do prazo estipulado.

9 - Não responda e-mails e whatsapp na hora

Ao mesmo tempo em que facilitam muito a nossa vida, os aplicativos de mensagens são os maiores vilões da concentração e da produtividade, pois eles interrompem o fluxo mental, ou seja, o estado de concentração profunda da mente.

O resultado disso é a dispersão, e leva um bom tempo até que você consiga atingir o estado de concentração profunda novamente.

10 - Celular no modo avião

Quando estiver realizando uma atividade importante, não deixe que as mensagens atrapalhem. Coloque o celular no modo silencioso ou avião e desligue a notificação automática de e-mails. Assim, você evita distrações desnecessárias.

11 - Não tente fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

Se quiser fazer algo realmente bem-feito, esqueça a palavra multitarefa.

Nosso cérebro só consegue concentrar-se em uma tarefa de cada vez. É por isso que, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, não fazemos nenhuma muito bem.

12 - Diga não

Quando algo não é uma prioridade ou não vai contribuir para chegar aonde você quer, é preciso eliminar essa tarefa da sua lista. Aprender a dizer não também faz parte do processo de crescimento pessoal e profissional.

13 - Evite barulhos

Escolher um local tranquilo, sem muitas pessoas falando ou ruídos externos, é um bom começo para aumentar a concentração. Se não tiver como evitá-los, use um fone de ouvido ou um acessório para bloquear ruídos.

14 - Evite as redes sociais

A menos que o seu trabalho dependa das redes sociais, a melhor estratégia para aumentar a concentração é evitar essas plataformas, uma vez que elas são uma grande fonte de distração. Deixe para checá-las quando estiver mais tranquilo.

15 - Memorize as coisas

Ter uma boa memória otimiza tempo e processos. Assim, para aumentar a concentração, o ideal é buscar todas as informações necessárias e anotá-las numa folha, ou mesmo no seu dispositivo eletrônico antes de iniciar a tarefa.

16 - Ouça músicas

Por incrível que pareça, ouvir músicas enquanto trabalha também aumenta a concentração e estimula a produzir mais. Então, quando sentir dificuldade de encontrar a concentração no trabalho, não hesite em colocar uma playlist que você goste.

17 - Use a tecnologia

Há muitos aplicativos de celular e computador com a finalidade de organizar tarefas e lembrar compromissos, o que, com certeza, ajuda a ser mais produtivo. Alguns deles ensinam como ter mais concentração. Veja algumas sugestões:

Freedom

Se você é viciado em redes sociais e acha muito difícil manter-se afastado por algumas horas, este aplicativo vai te dar uma força. Com ele, o usuário pode limitar o tempo de acesso a plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e outras redes, tanto no celular quanto no navegador da web.

Fit Brains Trainer

Neste aplicativo, você pode aprender a se concentrar brincando. Ele oferece mais de 65 opções de jogos para exercitar diversas habilidades cerebrais que contribuem para estimular a concentração. Desenvolvido por neurocientistas, seus jogos favorecem o desenvolvimento da memória, agilidade, inteligência emocional e resolução de problemas.

Neuronation

Este app também é baseado em exercícios para treinar memória, concentração e raciocínio lógico. Como em qualquer game, o grau de dificuldade aumenta  conforme o jogador avança. Também é possível comparar a sua pontuação com a de outros amigos.

18 - Beba muita água

O hábito de beber água é bom tanto para a saúde física quanto para a mental. A falta dela pode causar dores de cabeça, fadiga, prisão de ventre, além de outras consequências muito graves para o organismo, que podem acabar com a sua produtividade. Por isso, é importante ter uma garrafinha de água sempre à mão.

19 - Tome café

Como se sabe, a cafeína é um estimulante, mas ela não serve apenas para nos deixar acordados. Estudos neurocientíficos dizem que o café age diretamente no processamento das informações no nosso cérebro, o que significa que ele aumenta a nossa capacidade de aprender e memorizar as coisas.

20 - Masque um chiclete

Disto você talvez não saiba, porém um estudo realizado pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, afirma que a goma de mascar aumenta a concentração em atividades que exigem acompanhamento contínuo. Esse simples hábito aumenta o fluxo de sangue e a atividade cerebral. Quem diria?

Faça pausas programadas, e aproveite as atividades para aumentar a concentração

21 - Medite

A meditação se tornou uma prática muito popular nos últimos anos, conhecida por acalmar a mente. Às vezes, em momentos de muito estresse ou excitação, não conseguimos obter a concentração necessária para desempenhar uma tarefa. Nessa hora, a melhor solução é parar um pouco, fechar os olhos e respirar até se sentir mais tranquilo.

22 - Assista a vídeos engraçados ou de animais fofinhos

Após algumas horas de foco total, você tem todo o direito de relaxar e dar risada. E qual a melhor forma de fazer isso senão vendo vídeos ou memes divertidos? Também tem aqueles de animais, que todo mundo adora. Isso vai te dar mais ânimo e concentração no trabalho, com certeza!

23 - Exercite-se

Agora, o que não pode faltar para melhorar a concentração e o desempenho é a prática de exercícios, pois além de aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, eles criam novas conexões entre os neurônios, mantendo a mente mais ativa.

24 - Exponha-se à luz natural

Quando estiver em um dia improdutivo, experimente sair e dar uma volta, especialmente durante o dia. Com isso, você vai aumentar a concentração e deslanchar.

Sabe por quê? Metabolizada pelo organismo, a luz do sol é transformada em vitamina D, que é revitalizante e vai te dar mais energia. Além disso, a substância previne diversas doenças, como depressão, Alzheimer e câncer.

O que fazer quando nenhuma das dicas acima parece funcionar

Caso nenhuma das dicas acima funcione para aumentar a sua concentração no trabalho, isso é um forte indicativo de que você não está fazendo algo que goste.

Todas as dicas seriam paliativos, pois seu problema é maior do que a simples falta de concentração.

Assim, se você não está satisfeito com aquilo que faz, é importante encontrar uma atividade que realmente te agrade. Quer descobrir seu verdadeiro propósito de vida? Conheça 10 maneiras de ganhar dinheiro com seu conhecimento!