O site se transformou em uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet. Porém, ele não deve ser visto como um fim em si mesmo, mas sim, um meio para alcançar a sua audiência e oferecer serviços especializados.

É por meio dele que você dá visibilidade à sua marca, atrai potenciais clientes e desenvolve estratégias para levar essas pessoas a um segundo passo: a ligação, que é onde a conversão acontece.

Continue a leitura e entenda como ganhar dinheiro com seu site!

Porque você deve ter um site na internet

Em termos simples, é importante ter um site para que as pessoas possam saber quem você é e o que você faz.

Lembre-se que quem não é visto não é lembrado e a internet é um meio usado por cerca de 70% da população brasileira hoje em dia. É por meio de sua página que você você vai compartilhar conteúdo de qualidade para chamar a atenção das pessoas.

Independentemente do que você ofereça, é muito importante ter um site na internet e fazer dele a sua vitrine. Principalmente se você tem interesse em vender seu conhecimento.

Uma analogia simples: o que seria de uma loja de calçados se ela não colocasse os modelos na vitrine? Será que as pessoas parariam para entrar na loja e ver os produtos? Provavelmente, não. Por outro lado, se a loja possui uma vitrine bem elaborada, chama a atenção das pessoas e conquista potenciais clientes.

Então, pense na sua página web como uma vitrine. É assim que você vai saber como ganhar dinheiro com seu site. Melhor ainda: você pode complementar a exibição de seus serviços usando as redes sociais para ampliar a visibilidade.

Seja no LinkedIn, no Facebook, Instagram ou qualquer rede social onde seu público-alvo esteja presente, se você tem um site, pode compartilhar os conteúdos nestas redes para que as pessoas lhe conheçam.

Mesmo assim, a concorrência pela atenção nas redes sociais é muito grande. Já no site, não: uma vez que o usuário entra na sua página, ele não será bombardeado por outras postagens.

Dessa forma, você pode criar uma página que seja totalmente informativa e clara, para que seu público-alvo entenda o que você tem a oferecer e sinta a segurança necessária para decidir.

Para ganhar dinheiro com sua página, é fundamental oferecer conteúdos de qualidade, que tenham foco no usuário e não tentem forçar a venda.

E o que o usuário quer? Informações para decidir, o que não é feito falando somente do serviço, mas sim mostrando tudo o que a pessoa vai ter como benefício ao escolher você.

Como você pode atrair pessoas para o seu site

Há diversas maneiras de gerar tráfego para a sua página. Seu site deve ser interessante tanto para atrair muitas pessoas como também para chamar a atenção do público-alvo correto.

Basicamente, estas formas dividem-se em duas:

  • Atração orgânica (tráfego orgânico): você não paga para aparecer nos resultados das buscas e as pessoas lhe encontram naturalmente, quando buscam alguma informação na internet.
  • Atração paga (tráfego pago): feito com links patrocinados, ou seja, você investe para que sua página apareça no topo dos resultados. Pode ser feita tanto no Google como em redes sociais e outras plataformas.

Se você está começando o seu negócio, e ele ainda não rentabiliza muito, recomendamos que você comece (e continue por um bom tempo) somente com as formas de atração orgânicas.

O melhor do tráfego orgânico é que ele ajuda a ganhar dinheiro com seu site sem precisar investir em publicidade.

De fato, pense na relação tempo x dinheiro. Se você não tem dinheiro, o melhor a fazer é aproveitar o seu tempo. Neste caso, você pode fazer abordagens diretas usando as redes sociais ou produzir conteúdo de qualidade para que você possa ser encontrado na internet.

Quais são as formas atuais de rentabilização de um site

Na hora de entender como ganhar dinheiro com seu site, saiba que há algumas formas de rentabilizar sua página.

A mais tradicional delas é usar os banners, ou seja, você tem um site, cria conteúdo para atrair pessoas para que elas naveguem, e enquanto elas estão na sua página, podem ver os banners. Assim, você ganha dinheiro cada vez que alguém clica no banner exibido.

Mas, quais seriam as outras formas de rentabilizar sua página?

Em primeiro lugar, você pode vender produtos ou serviços seus e ganhar dinheiro com seu site. Outra forma é usar sua página como meio (lembra do que falamos no começo do artigo?) para conduzir os visitantes a outro local.

Por exemplo, você pode levar o visitante para um agendamento telefônico, por meio de alguma chamada para a ação. Assim, você entra em contato direto e tem mais chances de fazer uma venda.

Lembre-se que é ótimo ter muitos visitantes, mas eles precisam ser os visitantes certos. Isso porque, se você atrair o público-alvo errado, nem os banners nem os produtos ou serviços que apareçam na sua página serão eficientes para chamar a atenção.

Essa construção do público tem tudo a ver com os conteúdos que você cria para seu site, com a linguagem empregada nos textos e com o aspecto da sua página. Pense no seu cliente ideal e crie tudo isso alinhado com suas preferências.

Porque você não deve pensar em rentabilizar com banners

A estratégia de banners só funciona bem mesmo para quem tem grandes audiências. E quando falamos de números, nos referimos a centenas de milhares, ou até mesmo milhões de visitantes mensais no seu site.

Nestes casos, a estratégia de banners tem mais sentido. Este tipo de abordagem também funciona melhor quando o seu estilo de página não permite que você venda seus produtos ou serviços.

Então, a menos que você não tenha a menor possibilidade de oferecer seus produtos ou serviços, o banner pode ser uma solução.

Do contrário, é sempre importante tentar ganhar dinheiro com seu site fazendo dele uma vitrine. Assim, sua página pode servir para venda, diretamente pelo site, ou, como comentamos antes, levando a pessoa a um outro ambiente, como por exemplo o telefone.

O que de mais importante você deve ter no seu site

Um ponto chave para entender como ganhar dinheiro com sua página, aproveitando a analogia com uma vitrine, é saber o que mostrar e como.

É fundamental ter empatia e ir fundo nas necessidades do usuário e colocar-se no lugar da pessoa que está visitando sua página.

Imagine a percepção dessa pessoa, por exemplo, se você trabalha vendendo conhecimento. Neste caso, quem entra na sua página tem que perceber que você tem autoridade no assunto, que sabe do que está falando, que você entende o nicho onde atua.

E na hora de mostrar que você é uma referência, algo que ajuda muito é exibir depoimentos de terceiros falando sobre seus produtos ou serviços.

Sua página não tem que mostrar como você é bom em algo usando títulos, conquistas ou condecorações. Isso não funciona mais. As pessoas não estão preocupadas com isso: elas querem saber se você realmente tem capacidade de solucionar os problemas delas.

Conclusão

Ficou mais claro como você pode ganhar dinheiro com seu site?

Para começar, você precisa estar na internet, assim como entender o que seu público-alvo precisa.

A partir disso, criar conteúdos de interesse, alinhados com as expectativas da sua audiência e explorar todas as possibilidades de rentabilização para tirar o máximo proveito da sua página. Não tenha pressa, faça tudo com atenção e cuidado e os resultados vão chegar.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo informações úteis para vender seus conhecimentos, inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!