Você, que é nutricionista, já imaginou poder atuar na sua área profissional e viver bem sem ter de abrir um consultório?

Entenda como ganhar dinheiro como nutricionista usando uma abordagem totalmente diferenciada, na qual é possível atuar na sua área sem precisar atender pacientes num local físico, como de costume.

Ficou curioso? Então, antes de se aprofundar no tema, convidamos você a fazer uma pequena reflexão:

O que é ser nutricionista para você?

Você é aquela pessoa apaixonada pela profissão, que acorda todos os dias com vontade de trabalhar? A ponto de perder a noção tempo durante o expediente?

Se você respondeu sim a essas questões, pode ter certeza de que terá muito sucesso com o que vai aprender neste artigo!

Veja, agora, como ganhar dinheiro como nutricionista, sendo visto como um profissional mais qualificado na área de nutrição. E o que é melhor: trabalhando da sua própria casa!

Hoje são quase 150.000 nutricionistas no Brasil

Segundo o Conselho Federal de Nutrição, nosso país tem quase 150.000 profissionais atuando na área. No meio desse “mar” de gente, fica muito difícil se diferenciar e ganhar dinheiro como nutricionista.

Mas, quando começamos a enxergar a nutrição como um nicho de mercado, vemos que há várias possibilidades de atuação dentro do segmento.

É possível trabalhar com sub ou micro-nicho, atendendo a uma pequena parcela de um determinado público — lembrando que, quanto menor o nicho, maiores são as chances de atrair uma boa audiência e encontrar pessoas interessadas nos seus serviços.

A grande dificuldade dos nutricionistas iniciantes

A grande dificuldade no início da carreira é se estabelecer como profissional e obter clientes, uma vez que já existe muita concorrência.

O mercado de trabalho é como uma selva onde há muitos gorilas e cada um gostaria de ter a sua montanha.

Se a montanha de nutrição já existe, com certeza já existe  um “chefe” dos gorilas, que está lá em cima e não vai deixá-lo subir. Então, como fazer para alcançar o topo?

Criando a sua própria montanha, isto é, o seu mercado exclusivo. E esse mercado exclusivo está no micro nicho.

O segredo do sucesso está na educação

O segredo de como ganhar dinheiro sendo nutricionista sem precisar ter um consultório está na educação.

Devido à internet, hoje em dia é muito fácil ter acesso a qualquer tipo de informação. Com isso, é quase impossível criar uma carteira de clientes fiéis e atrair novos se você não tiver uma coisa chamada autoridade.

E, para construí-la, é necessário demonstrar às pessoas o seu conhecimento. Por isso, o meio digital e a educação são tão importantes.

Na internet, você possui todas as ferramentas necessárias para produzir conteúdo mostrando o quanto você conhece sobre seu nicho, o que ajuda a aumentar sua autoridade e alavancar seu negócio.

Caso não possa ou não queira produzir conteúdo no início, pode começar fazendo abordagens com possíveis interessados, acessando grupos no Facebook que correspondam ao seu subnicho, demonstrando que você entende a “dor” daquelas pessoas e possui soluções para o problema.

Como você pode se tornar uma autoridade no meio alimentar, sem atuar todo o tempo

Para tornar-se uma autoridade no ramo, basta utilizar o conceito de micro-nicho, ou seja, focar em um problema específico voltado a um público bem reduzido, posicionando a sua solução como a melhor para resolvê-lo.

Existem várias formas de fazer essa qualificação. Uma delas é entender o tamanho do público que está tentando atingir.

Por exemplo, se o seu foco for somente em pessoas que queiram emagrecer, você ainda terá um público-alvo muito amplo, o que não será efetivo. Porém, se começar a olhar para características específicas desse público — demográficas, profissionais, relativas a uma condição, entre outras, você vai reduzindo seu foco até chegar a uma pequena parcela dessa população, que possui uma demanda muito específica e não tem muitas opções para atendê-la.

É aí que você deve mirar para ganhar dinheiro como nutricionista.

Por onde começar

Se você é recém-formado, a última coisa que deve fazer é abrir um consultório físico, porque isso deve gerar uma série de custos fixos para o seu negócio, sem antes ter a rentabilidade necessária para arcar com essas despesas.

Por isso, a dica principal para quem está começando e quer ganhar dinheiro como nutricionista é: comece pelos clientes.

Por que afirmamos que esta é a estratégia mais acertada? Pois, abrindo um consultório logo no início da carreira, você provavelmente terá que fazer empréstimos com o banco ou com terceiros, afinal existe toda uma burocracia e infraestrutura (aluguel do espaço, móveis, contas de água, telefone, luz etc).

E tudo isso será motivo de grande preocupação, criando uma pressão enorme por resultados em um momento em que você ainda está buscando firmar-se no mercado. Na verdade, a infraestrutura deve ser consequência do seu trabalho, e não a causa dos seus problemas.

Então, como iniciar na área evitando todos esses transtornos? Comece pelo jeito mais simples: atendendo online, na sua própria residência. Dessa forma, você pode trabalhar mais tranquilo — sem a incômoda pressão por resultados —  e suas chances de ganhar dinheiro como nutricionista serão bem maiores.

Conclusão

A área de nutrição é uma das mais tradicionais do Brasil, portanto, não surpreende que a concorrência seja tão acirrada.

Diante disso, tanto os nutricionistas que já possuem experiência quanto os que ainda estão em início de carreira precisam aprender a diversificar suas formas de atuação para se destacarem no mercado.

A solução é inovar, ou, como diz a expressão da moda, “pensar fora da caixa”, pois ter um consultório próprio pode ser muito interessante, mas apenas para quem já possui um nome reconhecido dentro do segmento em que atua. Se este não é o seu caso, não se arrisque e vá por um caminho mais seguro, que é o atendimento online.

Já imaginou construir uma carteira sólida de clientes e ganhar dinheiro como nutricionista sem sair de casa?

Na internet, você tem tudo o que precisa para atrair pessoas realmente interessadas nos seus serviços e prestá-los de forma remota, sem ter que fazer grandes investimentos e se afundar em dívidas.

Por isso, se você é formado na área e não possui recursos para montar um consultório, agora já sabe como ganhar dinheiro como nutricionista sem isso. Então, não perca mais tempo e comece a oferecer suas consultas online!

Quer saber mais sobre como vender seus serviços online e ganhar dinheiro como nutricionista? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando nossos posts, com dicas imperdíveis sobre empreendedorismo digital, desenvolvimento pessoal, marketing digital, entre outros temas!