Em geral, quem mora numa cidade pequena não encontra boas oportunidades de trabalhar fazendo o que gosta, ficando dividido entre a tranquilidade do interior e o salário bem mais alto das capitais. E o que é pior: em um emprego que não lhe agrada.

A questão que atormenta a vida dessas pessoas é “como ganhar dinheiro numa cidade pequena?”.

Se este é o seu caso, saiba que, com o acesso à internet de alta velocidade chegando até mesmo aos municípios menores, já dá para conciliar a sua paixão, os benefícios de uma vida mais tranquila e a boa remuneração que você tanto merece!

Pois os meios de comunicação digital já estão disponíveis na maior parte do Brasil, ajudando a encurtar distâncias e a fazer grandes negócios.

Duvida? Então, confira este artigo, no qual contamos todos os detalhes sobre como ganhar dinheiro morando em uma cidade pequena, tendo a internet como meio principal para exercer sua atividade.

O que você precisa ter pra faturar com seu conhecimento

Se você mora numa cidade pequena, há grandes chances de a sua casa ou apartamento ser maior do que numa cidade grande, pois os terrenos costumam ser mais extensos.

Seja como for, é importante reservar um espaço para montar o seu escritório, um local onde você possa estudar, planejar e desenvolver seu negócio com mais tranquilidade.

Com um computador e muito foco, você já pode começar a tirar a sua ideia do papel e até mesmo buscar pessoas interessadas nos seus serviços. Basta saber utilizar as redes sociais para isso.

Não comece sem antes entender o mercado

Agora, imagine tentar falar com as pessoas sem ao menos entender o que elas querem e como funciona o mercado em que você está entrando. O resultado disso será um grande desperdício de tempo.

A primeira lição que se deve aprender antes de ter o seu próprio negócio é que não importa o tamanho do município onde você mora, é impossível viabilizar o seu trabalho e ganhar dinheiro em cidade pequena sem antes entender a situação do seu segmento e o que o seu cliente ideal está buscando.

Portanto, antes de começar a entrar em contato com potenciais clientes, segmente o seu mercado de atuação e conheça bem o seu nicho. Identifique as dificuldades do seu público-alvo e saiba como o seu conhecimento pode ajudar a superá-las.

Dessa forma, podemos dizer que o planejamento é meio caminho andado para iniciar uma jornada de sucesso e ganhar dinheiro em cidade pequena.

Técnicas certeiras de abordagem

Preste bastante atenção nesta técnica que vamos ensinar agora, pois ela é bastante importante e faz toda a diferença na sua estratégia de vendas. Para que fique bem claro, usaremos a analogia da leoa, quando está caçando.

Se observarmos uma leoa no momento da caça, vamos perceber que ela não chega olhando diretamente para sua presa e tenta pegá-la a todo custo.

Então, imagine que o alvo dela seja uma manada de búfalos. O que a leoa faz é exibir-se, esperando a reação deles. E é aí que está o “pulo do gato”, pois é a reação dos bichos que vai definir qual presa é a mais fácil de ser abatida.

Obviamente, o búfalo que corre mais não será o foco da leoa. Ela vai observar aqueles que são menos ágeis, porque são mais velhos, porque estão cansados ou são filhotes. E, aí sim, usará toda sua energia e capacidade, mirando em apenas um elemento e fazendo a caça que servirá de alimento para toda sua família.

Interessante, não é? Mas como essa ideia se aplica ao seu negócio?

Ao promover os seus serviços na internet, o segredo é justamente não tentar acertar todo mundo, e sim, mirar nas pessoas certas.

A primeira maneira de iniciar suas abordagens na internet para faturar em uma cidade pequena é elaborar um bom anúncio digital, que, inicialmente, pode ser divulgado proativamente nas redes sociais (sem investimento em anúncios pagos). Com a mensagem correta, é possível atrair um público mais qualificado, ou seja, que realmente se interessará pela sua oferta.

Depois, basta buscar nas redes sociais os grupos que correspondam ao seu segmento e publicá-lo. Aí, é só esperar para ver quem reage a ele, como faz a leoa. Aqueles que interagirem de forma positiva com o que foi publicado, com certeza estarão mais propensos a serem seus consumidores fiéis.

Networking - Já que todos se conhecem que tal usar isso a seu favor?

Uma outra técnica excelente de abordagem, que não necessariamente envolve a internet, é o famoso networking. Em um local onde as distâncias naturalmente são menores, fica mais fácil a tarefa de ampliar sua rede de relacionamentos. Então, por que não usar isso a seu favor para começar a ganhar dinheiro numa cidade pequena?

Afinal, quanto mais gente você conhece, maiores são as chances de encontrar alguém que tenha aquela “dor” ou necessidade que o seu serviço é capaz de suprir e esteja em busca de uma solução.

Por isso, não há melhor forma de fortalecer o networking do que presencialmente. Compareça a encontros de grupos e associações em sua cidade ou nos municípios vizinhos. Organize algo gratuito na sua região, divulgando o evento em locais que você frequenta socialmente e que tenham um grande fluxo de pessoas, tais como igreja e clubes.

Promover um evento é o pontapé inicial para quem deseja ganhar dinheiro em uma cidade pequena, sendo uma ótima oportunidade de apresentar o seu trabalho às pessoas, demonstrando sua autoridade no nicho em que atua, para, depois, oferecer seus serviços. Saiba mais sobre isso no próximo item.

O poder de fazer palestras pequenas na sua região

Quando falamos em organizar um evento, já dá aquele frio na barriga, pois tudo parece muito complicado ou caro. Mas não se preocupe, pois não é necessário fazer nada grandioso ou que custe muito.

Estamos falando de pequenas palestras para um grupo de 4 ou 5 pessoas. Só isso já é o suficiente para você começar a divulgar seu trabalho e ganhar dinheiro numa cidade pequena.

No entanto, é importante frisar que a participação não deve ser cobrada, principalmente se estiver na fase inicial do seu projeto, pois o grande objetivo dessa iniciativa não é apenas atrair clientes.

Você estará ali para para deixar a sua mensagem àquela audiência e aprender, por meio da troca de ideias e feedbacks que serão valiosos para aperfeiçoar seus serviços.

A internet é o encurtador de fronteiras que vai te permitir viver do que ama

No mundo digital, não existem mais distâncias. As ferramentas avançadas de comunicação online viabilizam a interação entre pessoas de qualquer parte do planeta, com imagem e som de altíssima qualidade.

E com o suporte da tecnologia, é totalmente possível manter um negócio rentável online, podendo ganhar dinheiro em uma cidade pequena sem se preocupar com os problemas comuns de quem tem uma empresa física, como infraestrutura e localização geográfica.

E se você ainda não crê que é possível viver bem com os lucros de um negócio digital, experimente fazer uma rápida pesquisa. Existem inúmeros exemplos de empreendedores que conseguiram vencer a barreira da resistência e hoje são profissionais bem-sucedidos graças à internet.

Ter um empreendimento online tem uma série de vantagens. Além da flexibilidade de horário e da mobilidade — imagine trabalhar de onde quiser, — este é o canal ideal para fazer o que você ama e conquistar sua independência financeira.

Assim, nada impede que você coloque a sua ideia em prática e ganhe dinheiro, mesmo morando em uma cidade pequena, porque tudo o que você precisa é de um bom acesso à internet e do seu conhecimento.

Por isso, se você ainda não está familiarizado com as tecnologias ou não está acostumado a passar muito tempo na rede, comece a adotar esse hábito agora mesmo. Procure estudar as ferramentas para comunicação, aprenda sobre marketing digital e esteja presente nas mídias sociais, seguindo profissionais influentes do seu nicho.

Assim, você vai descobrir que o caminho mais curto para fazer o que ama é estando online. E o fato de morar numa cidade pequena se tornará apenas um mero detalhe — que pode ser até positivo.

Conclusão

Ganhar dinheiro em uma cidade pequena não é difícil, se o seu local tiver acesso à rede de banda larga (internet em alta velocidade).

O ambiente digital é um celeiro de oportunidades e, nele, você tem tudo o que precisa para ganhar dinheiro fazendo apenas o que você ama, mesmo vivendo numa localidade afastada dos grandes centros.

Com as ferramentas, o conhecimento necessário e muita determinação, você poderá ver os resultados em um futuro muito próximo. E com os conteúdos da BMind, você tem tudo para alcançar seus objetivos ainda mais rápido!

Portanto, aproveite as nossas ideias e comece já a criar um negócio sem fronteiras! E não deixe de acompanhar as atualizações do blog, assinando agora nossa newsletter, porque aqui você terá acesso a informações imprescindíveis para estruturar o seu negócio na internet utilizando o que tem de mais valioso: o seu conhecimento!