Será que é possível ganhar dinheiro na internet de verdade?

O empreendedorismo digital é o caminho mais curto para quem deseja viver da sua paixão e crescer profissionalmente.

Mas, assim como em um negócio físico, muitos empreendedores que iniciam um projeto online não conseguem seguir em frente, e nós vamos esclarecer por que eles falham.

Então, se você ainda tem dúvidas em relação ao poder dos negócios virtuais, faça essa leitura rápida e descubra como ganhar dinheiro na internet de verdade!

O grande erro: achar que a internet é o fim

Um erro grave de quem está tentando ganhar dinheiro na internet é acreditar que ela é o fim.

A venda de um serviço — seja online ou não — é um negócio de pessoas para pessoas. Logo, a primeira coisa que o empreendedor precisa aprender sobre como ganhar dinheiro na internet de verdade é que ela é apenas um meio para alcançar o público certo, na hora certa. É o melhor lugar para promover seus serviços, por três motivos:

  1. É altamente escalável, possibilitando alcançar mais pessoas em menos tempo;
  2. Infinitamente barato, se comparado à divulgação offline;
  3. É o que gera resultados com mais rapidez.

Porém, na realidade, ela é apenas o início do processo.

O seu sucesso na internet depende da qualidade da sua vitrine

Quando comparamos um Fusca a uma Ferrari, qual deles chega mais rápido ao destino? É a Ferrari, pela qualidade do motor, certo?

Com a venda de serviços online, é a mesma coisa. Quanto maior a qualidade do que você coloca na sua vitrine — no caso o seu site, blog, redes sociais —  mais rápido as pessoas vão confiar em você e se tornar seus clientes.

Mas como construir uma vitrine atrativa para ganhar dinheiro na internet de verdade?

Em primeiro lugar, ofereça à sua audiência conteúdos que demonstrem sua autoridade em seu nicho de mercado.

Deixe claro que você possui todo o conhecimento necessário para auxiliar pessoas a realizarem seus objetivos.

Aliado a isso, faça mensuração dos resultados periodicamente. Com o tempo, você vai entender o que engaja melhor, ou seja, que tipo de material é mais consumido e curtido em seus canais, podendo criar artigos mais atrativos para sua audiência.

Ajude verdadeiramente as pessoas do seu nicho de mercado

A mudança do mundo analógico para o digital vem ocorrendo há mais ou menos 20 anos. Mas foi a internet banda larga e a invenção dos smartphones, há pouco mais de 10 anos, que tornaram a produção de conteúdo mais acessível a todos.

Atualmente, qualquer um pode elaborar e disseminar textos, vídeos, áudios etc., e essa é uma das principais vantagens para os empreendedores digitais.

Mas, muitos deles têm receio de exagerar na produção de conteúdo e acabar “entregando o ouro” do seu método, curso ou treinamento, pois acreditam que os usuários vão se valer do conhecimento fornecido de forma gratuita para aprender por conta própria.

Alguns podem até tentar fazer isso, mas o fato é que a maioria não dispõe de tempo suficiente para aplicar todo o conhecimento necessário e alcançar os resultados esperados.

É por isso que, quanto mais você ajudar as pessoas com conteúdo relevante,  maiores serão as chances de elas contratarem seus serviços, ganhando tempo e obtendo o suporte especializado que somente você pode oferecer.

Crie condições para aumentar a sua autoridade

Se a internet é o melhor meio para falar com quem você deseja, gerar informações relevantes é a melhor maneira de aumentar a sua autoridade.

Esse recurso sempre foi muito utilizado na publicidade, a fim de influenciar o seu público-alvo a adquirir um produto. No marketing digital não é diferente, porém, se tornou algo bem mais complexo.

Construir autoridade online envolve entregar valor ao cliente. Não basta colocar o Neymar para afirmar que uma chuteira é boa, é necessário provar isso e ajudar o consumidor a fazer melhor uso dela, fornecendo informações sobre o produto.

Nesse sentido, colher depoimentos que exponham os benefícios da sua oferta e interagir com o público interessado são algumas maneiras de comprovar que você realmente tem autoridade no assunto.

Abra um canal para que o seu público possa falar com você

Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo onde se passa mais tempo nas redes sociais?

Com isso, elas viraram o meio de contato preferencial, mas não substituíram o atendimento humano. As pessoas continuam querendo falar com pessoas; não com marcas ou empresas. Elas querem ter certeza de que você não é um robô e estará disponível para atendê-las quando necessário.

Nesse contexto, é preciso estar preparado para comunicar-se diretamente com os clientes, utilizando mídias sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo.

Outra recomendação é disponibilizar seu telefone/WhatsApp em seu website. Principalmente na fase inicial do seu negócio, onde é importante coletar informações sobre o público e feedbacks sobre os serviços, um atendimento ágil e de qualidade faz toda a diferença.

Tenha uma oferta irresistível

Se você quiser saber como ganhar dinheiro na internet de verdade, preste bastante atenção a este tópico, afinal, criar uma boa oferta é a chave para alavancar suas vendas online!

Uma oferta irresistível é aquela completamente impossível de ser ignorada, que desperta no visitante a necessidade de saber mais sobre seu negócio.

Para criar uma oferta como essa, você precisa de muita informação. Saiba se seu serviço contém todos os requisitos necessários para ser uma oferta irresistível:

Endereçar dores, desejos e necessidades da sua persona

Se você está lançando um produto novo no mercado, já deve ter criado a sua persona. Mantenha o foco nela e desenvolva um estudo detalhado para entender quais são suas dores (problemas que ela precisa resolver) e o que ela almeja.

Depois, verifique se a sua oferta possui as ferramentas necessárias para ajudá-la a solucionar essas questões e realizar suas metas.

Priorizar a qualidade

Qualidade é fundamental em qualquer produto ou serviço. Você até pode atrair compradores sem ela, mas eles não voltarão a comprar se não ficarem satisfeitos, e muito menos recomendarão seus serviços a outras pessoas.

Apostar num diferencial

O diferencial é um item inesperado, que reforça o compromisso de entregar a melhor solução e dá aquele empurrãozinho que falta para que o lead finalize a compra. Pode ser um brinde, uma garantia estendida, uma consultoria extra, o que a sua criatividade permitir, desde que agregue valor à experiência do cliente.

Ter um bom atendimento

Conforme falamos no item anterior, invista nas ferramentas de atendimento e coloque-se sempre à disposição para tirar qualquer dúvida. Dessa forma, você não corre o risco de perder clientes por falta de um suporte adequado.

Ser consistente

Você já sabe a importância do planejamento. Mas, após essa etapa, é importante ser consistente, ou seja, executar cada ação conforme descrito e dentro do prazo. Por exemplo, elaborar um cronograma de posts no blog e redes sociais e executá-lo com a frequência correta.

Além disso, a consistência também é responsável por alavancar seus perfis e seu site nas ferramentas de busca, fazendo com que seus leads e seguidores nunca se esqueçam de você. Assim, fica muito mais fácil ganhar dinheiro na internet!

Aplicar gatilhos mentais

Estudos de marketing garantem que o ato de comprar é muito mais motivado pela emoção do que pela razão.

E os gatilhos mentais são verdadeiras “armas persuasivas” que, quando bem utilizadas, são capazes de convencer rapidamente o seu lead a clicar no botão “comprar”.

Vamos ver alguns dos gatilhos mentais mais recorrentes para compreender como ganhar dinheiro na internet de verdade?

  • Escassez: Restam poucas vagas. Garanta já a sua!
  • Urgência: Oferta disponível por tempo limitado!
  • Autoridade: Usar a experiência e conhecimento do seu nicho para convencer — conforme explicamos no item anterior.
  • Reciprocidade: Sabe aquela história de dar sem pedir nada em troca? É uma das estratégias que mais dão resultado no marketing digital. Assim, sempre que possível, ofereça materiais gratuitos. Mais cedo ou mais tarde, a recompensa virá.

Conclusão

Todos os dias, vemos milhares de pessoas construindo seus negócios digitais e faturando alto com eles. Mas, ainda assim, muitos se questionam como é possível ganhar dinheiro na internet de verdade.

A resposta é simples: fazendo o que você realmente ama, impactando positivamente a vida das pessoas e, claro, sabendo como promover isso.

É fácil? Não. Exige tempo, estudo, desenvolvimento de uma proposta atrativa e uma boa estratégia de marketing.

Mas, se tanta gente está obtendo sucesso online criando e compartilhando seu conhecimento, você também pode fazer o mesmo, transformando a sua vida e a de outras pessoas!

Então, que tal aproveitar o início do ano para dar aquela guinada e planejar seu próprio negócio?

Não perca mais tempo! Assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos inéditos sobre como ganhar dinheiro na internet de verdade e alcançar a sua realização profissional!