Repare ao checar a sua linha do tempo no Facebook: a grande maioria dos posts que você vai visualizar são links patrocinados, ou seja, conteúdos pagos que as empresas publicam para divulgar seus produtos e serviços por lá.

Com certeza, as redes sociais são o meio ideal para criar campanhas de alto impacto, ou seja, alcançarem o maior volume de pessoas dentro do seu público- alvo, em menos tempo e com custos muito mais em conta.

Atualmente, os empresários investem mais nesse tipo de divulgação do que em qualquer outra, porque ela possui maior custo-benefício em relação aos outros formatos de publicidade. Então, não é por acaso que o tema deste artigo é como ganhar dinheiro no Facebook.

Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona a plataforma de anúncios, que é a mesma para Facebook e Instagram. Tudo para otimizar seus recursos de marketing e atrair mais clientes dentro das redes sociais.

Você não pode perder mais esta estratégia matadora para alavancar seu negócio online. Confira!

O que é o Facebook Ads e como você pode fazer anúncios

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook por onde são feitas as propagandas veiculadas tanto nele quanto no Instagram. Veja o que é preciso para fazer anúncios atrativos e ganhar dinheiro no Facebook:

  1. Definir a sua audiência: saber exatamente quem pode se interessar pelo seu anúncio (qual é o seu público-alvo dentro dos 120 milhões de brasileiros que acessam o Facebook).
  2. Arte: elemento visual que vai chamar a atenção das pessoas, seja uma foto ou vídeo.

Com esses dois itens, você já pode construir um anúncio e influenciar seu público a executar uma ação, normalmente para conhecer a sua oferta, conforme vamos explicar mais adiante.

Porque você não deve anunciar antes de ter prova de conceito

Fazer anúncios no Facebook pode ser uma forma extraordinária de investir em propaganda e gerar tráfego para o seu site. Mas também pode ser uma ótima ideia para desperdiçar dinheiro.

Por quê? Porque se o seu serviço ainda é somente uma ideia que ninguém experimentou, como você vai saber se ele terá uma boa recepção do mercado?

Sem uma prova de conceito, não há como ter certeza de que ele funciona e que os consumidores estarão dispostos a pagar por ele. Assim, você vai investir um capital que poderia ser útil a outras coisas sem ter certeza de que isso trará retorno.

O que fazer, então, para que seus anúncios sejam mais efetivos e ganhar dinheiro no Facebook?

Para elaborar campanhas mais atrativas e ganhar dinheiro no Facebook, ofereça seus serviços gratuitamente a um pequeno grupo e obtenha as provas sociais necessárias, ganhando autoridade e elementos para elaborar um anúncio mais convincente. Fazendo isso, as chances de obter mais clientes por meio de propaganda nas redes serão muito maiores.

Como fazer anúncios para vender serviços de alto ticket no segmento de desenvolvimento pessoal

A melhor forma de comercializar serviços de alto ticket na área de desenvolvimento pessoal e faturar no Facebook é elaborar anúncios com links que direcionem sua audiência a um funil de vendas. Se você ainda não conhece essa prática, saiba mais sobre ela abaixo.

O que é o funil de vendas?

É uma metodologia dentro do marketing digital, considerada a mais eficaz para promover produtos e serviços na internet.

Seu objetivo principal é estabelecer um relacionamento entre a empresa e seus consumidores, com a utilização de ferramentas e discursos persuasivos que “eduquem” sobre a sua solução ou produto, primeiramente apresentando conteúdos de valor e, só depois, mostrando os benefícios da sua oferta, quando o futuro cliente já a conhece melhor e está mais preparado para adquirí-la.

Mas como o funil de vendas realmente funciona?

Uma vez que o link do seu anúncio é acessado, a pessoa é levada à sua página na web — que deve ser criada antes da publicação. Esta página deve conter as informações essenciais sobre os seus serviços (os principais atrativos), a fim de despertar no visitante o desejo de receber mais informações e fornecer um meio de contato (e-mail), tornando-se um lead.

Ao tornar-se um lead, ele entra efetivamente para o seu funil de vendas, onde o próximo passo é enviar um conteúdo de valor (que pode ser um vídeo  de 30 minutos a 1 hora de duração) e solicitar o preenchimento de uma pesquisa ou formulário para conhecer melhor o seu perfil.

Só então, você deverá convidá-lo a agendar um contato — o qual recomendamos que seja por telefone, para apresentar melhor os seus serviços e saber quais são as suas “dores”.

Quando você deve começar a anunciar no Facebook

Até pouco tempo atrás, as publicações do Facebook tinham um bom alcance orgânico, de modo que as empresas que publicavam conteúdo promocional não precisavam investir para anunciar na rede.

No entanto, a partir da criação do sistema de venda de anúncios, a plataforma passou a restringir muito a visibilidade dos conteúdos que não são pagos, justamente para que as organizações começassem a investir dinheiro em anúncios.

Porque, obviamente, não é interessante para eles entregar a sua mensagem para uma audiência muito ampla sem receber por isso.

Para compreender a lógica de como ganhar dinheiro no Facebook, pense que quanto mais você gastar em anúncios, mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo e poderão transformar-se em clientes, logo, você deve anunciar mais para ter retorno.

Porém, como comentamos antes, é preciso encarar os anúncios nas redes sociais tal qual um jogo ou um investimento de alto risco, tomando cuidado para não ter prejuízos. Só utilize essa estratégia se já tiver uma prova de conceito e um orçamento reservado para esse fim, sem que isso prejudique o seu negócio.

Por exemplo, se você tiver R$ 500 disponíveis em caixa, poderá usar essa quantia para criar uma campanha de alto impacto, mas apenas se ela não for fazer falta no seu planejamento, pois é possível que essa quantia não retorne. Ou, pelo menos, não integralmente.

Conclusão

Promover o seu negócio de desenvolvimento pessoal nas redes sociais é fundamental para atrair o perfil de cliente que você deseja. Na ferramenta de anúncios do Facebook, é possível segmentar o seu público de diversas formas e captar pessoas com maior probabilidade de comprarem seus serviços.

Por isso, se você já tem ou está pensando em ter um negócio baseado no seu conhecimento, precisa começar a pensar nos seus anúncios agora mesmo.

É só ter um nicho de atuação definido, e, a partir dele, determinar um público-alvo para os seus anúncios.

Mas atenção: não tente fazer tudo sozinho: antes de colocar suas ideias em prática, busque o suporte de profissionais qualificados.

Caso não tenha conhecimento em ferramentas de design, contrate um designer para produzi-lo, pois esse é um elemento que pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua campanha. A mesma orientação vale para o texto ou para o vídeo.

Com o público-alvo certo, um conteúdo de imagem bem desenvolvido, as provas sociais do seu método e um orçamento bem planejado, você vai ver como é possível ganhar dinheiro no Facebook, pois os leads vão começar a aparecer dentro de pouco tempo. Aí, é só seguir as instruções que aprendeu com nosso post para encher a sua agenda de clientes!Gostou do artigo sobre como ganhar dinheiro no Facebook? Quer receber mais conteúdos como esse? Então, assine já nossa newsletter e não perca mais nenhuma informação para ter um negócio bem-sucedido na internet fazendo o que você ama!