Já pensou se você pudesse trabalhar no conforto da sua casa e ainda assim prospectar clientes, desenvolver um bom relacionamento com essas pessoas e ganhar muito dinheiro?

Pois saiba que hoje em dia, é perfeitamente possível! A internet rompeu barreiras, facilitou o nosso contato com prospects, leads e clientes e trouxe uma série de oportunidades para quem deseja empreender no segmento de desenvolvimento pessoal.

Neste artigo, você confere como localizar, prospectar e conversar com seus futuros clientes sem sair de casa!

O que é prospecção de clientes?

Prospectar clientes é o processo de identificar pessoas interessadas nos seus serviços, conectar-se a elas e desenvolver um relacionamento que culmine em uma venda.

Saber como prospectar clientes é essencial para qualquer pessoa que deseja empreender na internet, afinal, essa é a fonte de todos os seus negócios. Sem uma prospecção ativa, você fica limitado a esperar que as pessoas te encontrem, o que pode demorar a acontecer.

Quais são as formas mais inteligentes de prospectar clientes nos dias atuais

Durante muito tempo, a prospecção de clientes foi feita de forma manual, tendo o telefone como principal meio de comunicação.

Nesse método, uma pessoa passa o dia inteiro fazendo dezenas de ligações até encontrar alguém disposto a ouvi-la, mesmo sem saber se esse contato é realmente qualificado para se tornar um cliente.

Mas hoje existem maneiras mais inteligentes e eficazes de fazer prospecção de clientes. E o principal meio de entrar em contato com prospects é a internet.

Online, fica mais fácil conectar-se com as pessoas e identificar prospects qualificados por meio da análise de dados. E uma das fontes mais ricas de dados na internet são as redes sociais.

No Facebook, por exemplo, você pode prospectar clientes em grupos. Cada grupo tem uma finalidade, portanto, reúne pessoas com os mesmos objetivos e interesses.

Digamos que você preste consultoria para pequenos empreendedores. Ao ingressar em grupos de startups e empreendedores, você encontra o perfil ideal de cliente para o seu negócio. Então, basta contribuir para a comunidade, trazendo informações de valor, e conectar-se às pessoas interessadas.

No LinkedIn, a dinâmica é a mesma. Além de aproveitar suas conexões profissionais, você pode ingressar em grupos de interesse e interagir com outros profissionais, prospectando clientes mais facilmente.

O que você precisa para prospectar clientes em casa

Para prospectar clientes sem sair de casa, você precisa ter uma visão bastante clara de quem é esse cliente e o problema que você resolve. Ou seja, é necessário conhecer a fundo quem são as pessoas que você pode ajudar e como você pode ajudá-las.

Sem essa compreensão, fica difícil ter sucesso na prospecção de clientes, pois você não sabe ao certo para quem vender sua solução. É como ter um arco e flecha e sair atirando para todos os lados, esperando que alguma delas acerte o alvo.

Com foco e planejamento, você tem mais chances de encontrar os clientes ideais e convencê-los de que pode reduzir ou eliminar as dificuldades que eles enfrentam, sejam de ordem pessoal ou profissional.

Além de uma ideia clara de quem são seus clientes e como você pode transformar a vida deles, é necessário ter uma boa conexão de internet e um dispositivo conectado à rede. Por que dizemos dispositivo?

Porque você pode começar a prospectar clientes apenas com um smartphone. Não é por meio dele que as pessoas mais acessam redes sociais? Então por que não aproveitar esse gadget para captar clientes?

Obviamente, um notebook ou desktop, ajudam muito. Mas, caso você não tenha um disponível, um bom smartphone já possibilita seu contato com potenciais clientes.

Como você pode prospectar clientes sem sair de casa

Uma vez que você já tenha definido qual é o perfil de cliente que você pretende prospectar e qual é a solução que você pode oferecer, o próximo passo é desenvolver uma abordagem.

Identifique as melhores redes sociais

Se você pesquisar na web, existem dezenas de redes sociais. Mas nem todas serão eficientes para prospectar clientes dentro do perfil que você deseja. Sendo assim, identifique as plataformas que possuem mais afinidade com as suas personas.

Atualmente, existe uma concentração maior de usuários no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Porém, dependendo do seu público, você também levar em consideração plataformas como o Pinterest, o Snapchat, Reddit e o YouTube, entre outras.

Gere valor para a comunidade

Antes de sair oferecendo seus serviços, o ideal é que você entregue algo de valor para as pessoas. Pode ser um conteúdo, uma pesquisa, um infográfico, algo que acrescente uma informação ou conhecimento. Assim, as pessoas ficarão mais dispostas a ouvir o que você tem a dizer.

Mostre como você pode ajudá-las

Quando se trata de desenvolvimento pessoal, nem sempre as pessoas têm consciência de que podem melhorar algum aspecto de suas vidas. Portanto, é necessário despertar essa curiosidade ou interesse. Isso pode ser feito por meio de um script de vendas bem elaborado.

Se você levar a pessoa a compreender que ela tem uma habilidade a ser aprimorada, além de te agradecer, ela ficará mais interessada na sua solução.

Mantenha a disciplina

Prospectar clientes sem sair de casa exige disciplina. Caso contrário, você pode ser pego de surpresa pelas tarefas do dia a dia e acabar postergando esse trabalho que é essencial para o seu sucesso como empreendedor. Afinal, sem clientes, sem dinheiro, certo?

Então, estipule um período do dia para fazer a prospecção de clientes e evite fazer qualquer outra tarefa durante este tempo.

Como o tempo é relativo, isto é, uma prospecção pode levar 10 minutos e outra 30 minutos, defina uma meta. Por exemplo, 10 prospecções por dia. Dessa forma, você tornará a tarefa de prospectar clientes um hábito.

Conclusão

Neste artigo, você viu como prospectar clientes sem sair de casa não é um bicho de sete cabeças. Tudo o que você precisa é de um pouco de planejamento, um dispositivo conectado à internet e motivação para buscar os clientes certos para o seu negócio.

Agora, que tal se aprofundar no assunto? Veja como prospectar clientes no Instagram com uma mira laser!