Quem é que não deseja ter mais tempo para si? Fazer seus próprios horários, poder viajar e trabalhar ao mesmo tempo, em suma, ser seu próprio chefe?

Ter uma carreira independente traz muitas vantagens.

Mas é verdade, também, que essa é uma decisão que envolve muitos fatores, exigindo uma boa dose de coragem e sacrifícios. E muitas pessoas sofrem por não terem a confiança necessária para realizar seus sonhos.

Por isso, hoje vamos destacar essa característica tão essencial para o sucesso, principalmente para quem quer conquistar mais liberdade e viver do seu conhecimento.

Você vai descobrir como ser mais confiante, apostar no seu talento e colher bons frutos! Já adiantamos que, se você está buscando mudar de vida, esta leitura é fundamental. Não vá perder!

Autoconhecimento: A chave para conquistar mais confiança

Afinal, como ser mais confiante? O ponto-chave é conhecer a si próprio.

Quando nos conhecemos de forma mais profunda, passamos a entender no que somos realmente bons ou não. Todos temos pontos fortes e pontos a melhorar. E tudo bem, afinal de contas, é impossível ser bom em tudo. Portanto, tente “olhar para dentro” e reconhecer quais são suas forças e suas fraquezas.

Um método bastante conhecido e aplicado nas organizações é a análise Swot, que busca identificar essas características para aumentar sua competitividade no mercado. É um acrônimo com as palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e que, agora, vem sendo muito utilizado como ferramenta de autoconhecimento, permitindo fazer essas descobertas também no âmbito pessoal e melhorar sua performance no trabalho, nos relacionamentos ou onde for necessário.

E você não precisa de muito para fazer esse exercício: basta pegar um papel e uma caneta e fazer uma boa reflexão sobre si mesmo.

Assim, você consegue trabalhar melhor com as suas qualificações e, quem sabe, terceirizar ou delegar a outras pessoas as tarefas em que não se sai tão bem.

Mas caso não consiga fazer isso sozinho, não hesite em procurar ajuda de um bom psicólogo ou coaching, que são os profissionais mais qualificados para orientá-lo neste processo.

Foque nos seus pontos fortes

Esse é um ponto fundamental para ser mais confiante, pois de nada adianta direcionar seus esforços a algo que você não domina.

Veja, por exemplo, o caso de um coach que queira atuar no nicho de emagrecimento, mas que também sofra de obesidade. Como alguém vai acreditar que ele poderá ajudar outras pessoas a emagrecer se ele mesmo não consegue perder peso?

Entendeu por que é super importante focar em algo em que você seja realmente bom?

Então, a regra do jogo é criar o seu negócio baseando-se em alguma competência sua, que seja reconhecida como tal. Pois, na prática, é o que vai agregar valor ao seu trabalho, gerando mais autoconfiança e credibilidade.

Ikigai - A Chave Para Encontrar Seu Propósito

O Ikigai é uma filosofia criada no Japão, que auxilia as pessoas a descobrirem seu propósito de vida. O significado dessa palavra é: “a razão pela qual eu acordo todos os dias pela manhã”.

Seu o objetivo é descobrir como harmonizar a sua paixão e missão com seus desejos e expectativas profissionais.

Basicamente, ela consiste em responder a 3 questões:

  • O que você ama fazer?
  • Qual a sua maior habilidade?
  • O que você pode oferecer ao mundo (e ser pago por isso)?

Na figura abaixo, temos a mandala do Ikigai. Veja que ela é composta por quatro círculos entrelaçados, cada um representando uma área. Nesse símbolo, dá para ver claramente como cada uma depende da outra, de modo que é impossível encontrar o equilíbrio sem considerar a sua paixão /vocação para encontrar a sua missão/profissão.

INSERIR IMAGEM

Faça uso dessa ferramenta de autoconhecimento para encontrar o seu, pois, no momento que você conseguir juntar os três pontos do Ikigai em uma coisa só, sua vida terá mais significado, sendo mais agradável e produtiva.

O poder de ser específico - por que especialistas ganham mais e são mais confiantes

Ser específico é buscar uma especialidade. Os especialistas são pessoas que fazem o que realmente amam e isso faz com que eles sejam mais confiantes e obtenham melhores resultados.

Você já teve a experiência de desempenhar uma tarefa em que não se sentia confortável? Todos nós já passamos por situação semelhante. Isso acontece porque, com certeza, não gostamos de fazer aquela atividade. Não está na nossa essência.

Pode ser até que goste de fazer, mas não tenha a habilidade necessária. Nesse caso, não tem problema, pois ela pode ser desenvolvida com o tempo.

Agora, imagine ter de executar uma tarefa com a qual você realmente não possui afinidade para o resto da sua vida? Você nunca será realizado profissionalmente, tampouco ganhará muito dinheiro.

É por isso que precisamos seguir nosso Ikigai, ou seja, encontrar aquilo que nos faz levantar da cama todos os dias — e ficar felizes por isso.

Essa ferramenta de autoconhecimento possibilita identificar um dom específico — aquilo que você ama — e, então, tornar-se um especialista nessa função.

Assim, a tendência é que o seu trabalho fique muito bem feito, e não é difícil imaginar o porquê. Por que você terá mais confiança para desempenhá-lo!

O poder de começar pequeno - Conceito de MVP

Não importa o seu ramo de atuação dentro da área de desenvolvimento pessoal, se o seu objetivo é vender o seu conhecimento e você precisa adquirir mais confiança para desempenhar essa tarefa, a melhor estratégia é COMEÇAR PEQUENO.

As letras maiúsculas não são por acaso. É realmente fundamental iniciar seu negócio sem grandes ambições nos primeiros meses, porque, só assim, você conseguirá validar sua ideia.

Para isso, é preciso aplicar o conceito de MVP, que é a sigla em inglês para Produto Mínimo Viável. Esta é a maneira mais indicada de avaliar se sua oferta está preparada para o mercado — e vice-versa.

O MVP nada mais é do que uma versão teste dos seus serviços, ou beta, como você já deve ter ouvido falar.

Trata-se de uma versão mais “enxuta” onde não se deve investir todo o capital necessário para a o desenvolvimento dos seus serviços.

No caso do setor de desenvolvimento pessoal, revele apenas uma parte do seu método ou alguns exercícios, o suficiente para algumas pessoas testarem e você obter os feedbacks que validarão sua ideia.

Dessa forma, você também poderá coletar as provas sociais ou seja, depoimentos de quem testou e aprovou seu método. Esse é um item indispensável para aumentar suas vendas.

Porém, é importante ressaltar que a entrega deve ser feita pessoalmente (numa comunicação direta entre você e o cliente, que pode ser presencial ou por videoconferência), pois você precisa estar próximo dele, certificando-se sobre o que funciona ou não no seu método.

Errar é humano e necessário - quem erra mais rápido ganha seu espaço

Mesmo que já tenha uma ideia viável — algo que ama fazer, tenha a habilidade necessária e que o mercado precise, isso não vai impedir que você cometa erros. Na verdade, entregar um serviço perfeito logo de início é praticamente uma utopia.

Se o ditado diz que errar é humano, acrescentamos que é extremamente humano e necessário, porque é somente a partir dos erros que é possível aperfeiçoar seu trabalho e torná-lo mais eficiente para o público que você quer alcançar.

Porque, de acordo com outro dito popular, é errando que se aprende.

Conclusão

Coragem, perseverança e uma boa dose de autoconfiança. Essas características nos dão a força necessária para realizar qualquer coisa na vida, desde um projeto pequeno, como uma viagem, até uma mudança de atividade profissional.

E, de acordo com o que vimos neste artigo, tudo isso está dentro de você! É só saber usar as ferramentas certas para buscá-las.

É claro que tudo vai depender do seu desejo de mudar. Porém, com essas lições de como ser mais confiante, você pode descobrir também se é isso mesmo que você quer. Se isso está no seu Ikigai.

Portanto, não tenha medo dessa descoberta. Quanto mais cedo ela vier, mais cedo você conseguirá viver fazendo o que mais ama! Afinal, autoconfiança é poder. E é, também, o segredo para ser mais feliz!

Precisa adquirir mais confiança para realizar seus sonhos? Então, você está no lugar certo! Siga a BMind nas redes sociais e nossas veja atualizações diárias, que vão ajudar a melhorar seu desenvolvimento pessoal e ter mais independência financeira!