A crise financeira em decorrência da pandemia do coronavírus é uma realidade.

Pensando nisso, separei 10 estratégias de sobrevivência para você superar esses tempos turbulentos e ainda crescer:

1) Torne-se Essencial

Quando vivemos períodos de crise e recessão é muito melhor vender remédios do que vitaminas. Portanto, o pontapé inicial de uma boa estratégia de sobrevivência é:

  • Resolva problemas críticos e essenciais;
  • Pense em soluções que impactem na saúde (mental ou física), no bolso ou nos relacionamentos (ou em todas);
  • Foque num único problema. Você precisa ser cirúrgico agora!

2) Entregue Online

A pandemia fez com que todos tivessem que passar o máximo de tempo em casa, o que prejudicou — e muito — qualquer solução presencial. Sendo assim:

  • Agora é a hora de expandir ou fazer a transição para a internet;
  • Quase qualquer produto ou serviço pode ter sua versão de conhecimento;
  • Eventos Online, coaching, consultoria, delivery e modelos híbridos são os mais indicados;
  • Posicione-se como um expert e pense nas vendas de curto prazo. Mas pense a longo prazo principalmente.

3) Hora de elevar seu nível de jogo

Enquanto muitos esperam para ver o que vai acontecer, outros estão aproveitando a oportunidade para desenvolver estratégias de sobrevivência. Ou seja, não é hora de ficar paralisado, é o momento certo para elevar seu nível de jogo. Veja como:

  • Em qualquer crise financeira o fator tempo é a chave. Não é hora de "esperar pelo melhor”;
  • É tempo de deixar desculpas de lado e se transformar numa versão melhor de si mesmo;
  • Invista em adquirir habilidades específicas e raras e criar a base para enfrentar a crise;
  • Foque em consumir conteúdo de experts que alcançaram resultados (esqueça diplomas).

4) Dieta de Informações e conteúdo

A sobrecarga de informação pode te levar a ficar paralisado, sem saber ao certo que caminho trilhar para s0breviver a este momento de crise. Por isso, seja mais seletivo e faça uma dieta de informações e conteúdo. Confira esses pequenos hacks:

  • Entre numa dieta restrita de informações evitando fake news e conteúdo sensacionalista;
  • Invista em conteúdos que realmente te ajudem a gerar receita;
  • Hora de blindar sua mente. Em 15 minutos você se atualiza de fontes confiáveis.

5) Estratégia M.A.D

Quanto menos trabalho operacional você tiver, mais tempo vai sobrar para criar sua estratégia de sobrevivência à crise. Portanto:

  • Tempo é dinheiro e quando temos crise ele é um ativo muito valioso;
  • M.A.D - Matar, Automatizar, Delegar;
  • Fique com a estratégia e as decisões mais difíceis no seu negócio;
  • Tempo e dinheiro não podem ser desperdiçados em hipótese alguma agora.

6) Junte-se

Isolar-se neste momento pode ser a morte para qualquer negócio. Quanto mais ajuda você tiver, menores serão os desafios a enfrentar. Nesse sentido:

  • Não coloque seu negócio em quarentena;
  • Em tempos incertos e desafiadores, é fundamental estar em grupo;
  • Selecione com cuidado as comunidades e os experts que você vai acompanhar;
  • Junte-se à pessoas com valores e objetivos semelhantes aos seus.

7) Hora de ir além

A competitividade aumenta a cada dia. E sobreviver na crise depende de se tornar um diferencial na vida das pessoas. Diante disso, considere que:

  • Sua audiência e seus clientes agora sentem os mesmos medos, dúvidas e incertezas que você;
  • Você precisa ir além e entregar ainda mais valor para gerar vendas;
  • Descer um degrau nos preços e subir um degrau no valor entregue é o que vai alavancar seus negócios;
  • Facilitar pagamentos, entregar materiais gratuitos, e posicionar seu negócio pensando em médio a longo prazo é chave para aumentar sua receita.

8) Domine com conteúdo

O motor da internet é conteúdo. Cada busca digitada no Google é resultado de uma intenção de alguém, seja descobrir uma informação, tirar uma dúvida, conectar-se com alguém ou comprar.

Isso significa que, para se tornar conhecido no mercado e potencializar sua estratégia de sobrevivência é fundamental criar conteúdo. Então, minha dica é:

  • Nunca foi tão acessível produzir e distribuir conteúdo quanto é hoje em dia. Aproveite essa facilidade!
  • Marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa desde que você saiba quem é seu cliente e o que ele busca. Portanto, conheça sua audiência!
  • Crie listas de problemas, medos, desejos e dores dessas pessoas e produza vídeos, artigos, posts e lives;
  • Certifique-se de sempre fazer chamadas para ação ao fim de cada conteúdo.

9) Saiba seus números

Ter métricas e indicadores é essencial para qualquer empreendimento. Quanto mais dados você tem sobre o seu negócio, mais fácil é gerenciar e maximizar os resultados. Tenha em mente que:

  • Mesmo em tempos de alta, se você não souber seus números você pode quebrar;
  • Coloque metas e faça a engenharia reversa dia a dia para saber se está no caminho certo;
  • Na crise você precisará impactar mais pessoas para ter um cliente;
  • Corte custos fixos pessoais e do seu negócio.

10) Mantenha-se na luta

Sobreviver à crise é uma questão de determinação e trabalho focado. Então, lembre-se que:

  • O que você pode controlar é seu esforço;
  • Nenhum evento externo é mais poderoso que o trabalho focado e comprometido, dia após dia, para gerar mais valor e vendas;
  • Isso pode significar mais e-mails, mais conteúdo, mais horas trabalhadas e mais estudos. O que for necessário!
  • A única forma de perder é desistir.

Espero que essas dicas ajudem você a desenvolver estratégias de sobrevivência à crise e crescer como pessoa e como empreendedor nesse período turbulento que estamos vivendo.

Tenha a certeza que isso vai passar e você estará ainda mais forte!

Deixe seu comentário aqui sobre o que achou das dicas e assine nosso canal no Youtube para receber as notificações de novos conteúdos!