66 milhões. Esse é o número de usuários do Instagram no Brasil. Com esta marca, nosso país já ocupa o 2º lugar no ranking dos países que mais acessam a rede, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Criado com o intuito de compartilhar fotos pessoais, o Instagram é atualmente um dos aplicativos mais queridos dos brasileiros, especialmente pelo seu grande potencial para vendas.

Hoje, apenas 10 anos depois de sua criação, ele é considerado uma verdadeira mina de ouro para empresas de qualquer porte ou segmento.

É por isso que você, que sonha em empreender na área de desenvolvimento pessoal ou já tem um negócio próprio, não pode deixar de construir um bom perfil profissional e divulgar sua marca nessa rede.

Preste atenção neste artigo e aprenda como ganhar dinheiro no Instagram sem fazer nenhum investimento. É bem mais simples do que você pensa!

Esqueça a palavra influencer se você quer rentabilizar

Muita gente no Brasil e no mundo conseguiu ganhar dinheiro no Instagram tornando-se um influenciador. Mas nós, da BMind, partimos do pressuposto de que você não precisa ser um digital influencer para isso.

Até porque, a menos que você seja um profissional conhecido, as chances de virar um influenciador são mínimas, tanto que a maioria dos influencers que vemos por aí são celebridades.

Então, para quê ir para o lado mais difícil se existe um mais fácil? Esqueça a palavra influencer e saiba que existem técnicas mais assertivas para atrair as pessoas certas para o seu negócio. Quais são? É o que você vai descobrir a partir de agora!

Não seja um defensor de técnicas, resolva problemas

No Instagram, há uma multidão de profissionais de desenvolvimento pessoal que defendem técnicas, como coaching, por exemplo. E você não precisa ser mais um deles.

O que você precisa é identificar uma audiência, descobrir as suas “dores” e entregar uma solução real a ela. Assim que conseguir isso, você estará no caminho certo para se tornar uma autoridade e, efetivamente, faturar no Instagram.

Note que ser uma autoridade é diferente de ser um influenciador, porque influenciadores promovem produtos ou serviços de terceiros, e você estará promovendo o seu próprio serviço.

A surpresa é que, no segmento de desenvolvimento pessoal, é perfeitamente possível se tornar uma autoridade mesmo com pouquíssimos seguidores, basta escolher um nicho no qual não existam muitos outros profissionais especializados.

Lembre-se: o Instagram é o meio, não o fim

Quantos famosos você conhece que dependem integralmente do Instagram para ganhar dinheiro? Existem vários! E aí vem a pergunta: você gostaria mesmo de depender de uma plataforma que a qualquer momento pode mudar o algoritmo, e correr o risco de perder sua única fonte de renda?

A solução para não ficar “refém” do Instagram é entender que ele não é uma atividade fim, e sim, o meio. Talvez, hoje, ele seja mais efetivo do que o Facebook, mas amanhã, tudo pode mudar.

Diminua a dependência do Instagram e aumente as chances de sucesso do seu negócio.

Tenha um processo bem construído para levar sua audiência até seu serviço

É comum ver muitos empreendedores fazendo um trabalho bacana, conquistando audiência, engajamento, viralizando posts. Porém, o grande problema é que eles não têm ideia de como transformar seus seguidores em clientes. E, portanto, não conseguem ganhar dinheiro no Instagram.

O caso de uma influencer americana ilustra bem o que estamos falando: ela tinha milhões de seguidores, mas quando tentou vender um produto para o lançamento da sua marca pessoal, não conseguiu arrecadar praticamente nada.

Qual a lição que podemos tirar disso? O Instagram é uma rede movida por métricas de vaidade, e precisamos tomar muito cuidado para não cair nessa armadilha.

Perceba que, em vez de ter 100 mil seguidores com engajamento, mas um faturamento irrisório, é melhor ter 10 mil que demonstram real interesse pelo seu trabalho. Estes com certeza vão clicar em um anúncio seu, entrar no seu funil de vendas e acabar num contato telefônico, para que você possa convertê-los em clientes e rentabilizar seu negócio por meio do Instagram.

Tenha regularidade nas postagens

Se você quer realmente saber como ganhar dinheiro no Instagram, é preciso ter consciência de que ele é um algoritmo.

O que é isso? É um robô muito inteligente, que determina o que as pessoas veem. E, não por acaso, ele prioriza pessoas que postam com maior regularidade.

Portanto, se o seu objetivo é ganhar dinheiro no Instagram, é fundamental publicar novos conteúdos com frequência.

Porém, não adianta fazer cinco postagens num dia e no outro não publicar nada. Tenha pelo menos uma publicação por dia e, em pouco tempo, você vai começar a enxergar um crescimento, tanto no número de seguidores quanto no engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos).

Então, a dica para quem está começando agora um perfil de negócios é: faça o planejamento de conteúdo até o final do ano e não falhe nem um dia, porque isso vai garantir que o seu público lhe veja como alguém que está fazendo um trabalho sério, além de agradar ao algoritmo, que vai mostrar o seu perfil para mais gente.

O poder da abordagem direta

Como ganhar dinheiro no Instagram de forma mais efetiva? A resposta é: fazendo a abordagem direta.

Como dissemos no item anterior, ao fazer postagens regularmente, é natural que o seu engajamento cresça. Logo, serão mais pessoas curtindo e comentando suas postagens.

O passo seguinte — e o mais importante —, é comunicar-se diretamente com aquelas pessoas que mais interagem com seus posts, porque elas são seus potenciais clientes.

Uma vez que houve a motivação para curtir ou comentar algo que você publicou, significa que elas estão mais aptas a adquirir os seus serviços.

A forma de abordagem no Instagram é simples: acesse o perfil das pessoas com maior engajamento e envie uma mensagem no Direct, utilizando o assunto do post que a agradou para iniciar a conversa.

Essa é uma excelente forma de estabelecer um contato e detectar as “dores” dessa pessoa, para saber como pode ajudá-la. O segredo é tentar encaminhá-la para um contato telefônico, explicando melhor como funciona o seu método e entendendo se ela realmente tem interesse.

É importante salientar que a abordagem direta não é infalível, ou seja, nem todos vão lhe responder, mas se você abordar 100 pessoas e 10 responderem, já será ótimo.

Dá trabalho tentar falar com um por um? Dá. Mas o resultado é extremamente rápido e o que é melhor: não tem custo! Por isso, é o melhor jeito de ganhar dinheiro no Instagram!

Faça anúncios quando você já tem prova de conceito

O Instagram ainda funciona muito bem de forma orgânica, ou seja, não há necessidade de fazer anúncios para que a sua mensagem alcance outras pessoas e você ganhe dinheiro com ele.

É óbvio que, assim como aconteceu com o Facebook, o alcance orgânico vai sendo reduzido com o tempo, por isso, não espere que daqui há um ano ou dois, você tenha o mesmo resultado que tem hoje sem precisar investir.

Mas a questão é que, mesmo tendo um bom alcance orgânico, é recomendável fazer anúncios para aumentar as chances de ganhar dinheiro no Instagram.  Porém, só faça isso depois que tiver uma prova de conceito, ou seja, quando já tiver clientes pagantes experimentando o seu método.

A lógica é a seguinte: no começo, quando o negócio ainda está “engatinhando” temos que usar todo o nosso tempo para formatar a solução e fazê-la dar certo.

Passada essa primeira fase, é hora de mostrar sua solução ao mercado e tentar vendê-la. A partir do momento que você conseguir testá-la com clientes pagantes e colher feedbacks positivos, será possível escalar seu negócio, o que pode ser feito por meio de anúncios.

Utilize outros meios de tráfego

Muitas pessoas acham que o Instagram é a “bola da vez” e que somente ele pode resolver tudo. Certamente, a plataforma funciona muito bem e deve ser utilizada para rentabilizar seu trabalho, mas existem outros meios de tráfego que também devem ser considerados para encontrar clientes.

Estamos falando de Google, Youtube, Facebook, Linkedin, além de outras redes sociais mais novas. Focar em apenas uma significa restringir a sua visibilidade e, assim, perder muitas possibilidades de fazer negócios.

Conclusão

Ao contrário do que muitos acreditam, para ganhar dinheiro no Instagram, não é necessário ter uma multidão de seguidores ou curtidas. Você só precisa demonstrar que tem autoridade no que faz.

Uma vez que você encontre a sua audiência e crie soluções para os problemas dela, tornar-se uma autoridade será apenas questão de tempo.

Mas não esqueça que postar novos conteúdos diariamente também é importante para criar o vínculo necessário com o público que te acompanha e alavancar seu perfil na rede.

E o principal: use o poder da abordagem direta para transformar seguidores em clientes!

Se quiser saber mais informações sobre como ganhar dinheiro com o seu negócio digital, assine a nossa newsletter.  Semanalmente temos novos conteúdos para te ajudar a construir um empreendimento de sucesso!