Já falamos algumas vezes sobre a importância de sua empresa estar presente nos canais online, pois é onde os seus clientes estão.

Não importa o que você venda — se é um produto físico ou digital —, promovê-lo na internet é fundamental para a manutenção do seu negócio no mercado.

Mas o que será que faz com que seu produto seja visto e, sobretudo, desejado pelo seu público-alvo?

O que faz essa “roda” girar é o que você publica sobre ele, isto é, o marketing de conteúdo!

A produção de conteúdo frequente aliada às ferramentas certas pode ser o que falta para o sucesso da sua empresa.

Mas se você, assim como muitos empreendedores, publica textos e imagens todos os dias nas redes sociais e mesmo assim não consegue obter resultados, ou simplesmente não tem noção de como criar uma estratégia de conteúdo adequada, este post tem tudo para ajudá-lo!

A seguir, eu vou revelar quais são os top 10 livros de marketing de conteúdo que vão do nível básico ao avançado, para você aprender absolutamente tudo sobre essa prática que mudou a maneira de pensar e fazer marketing no Brasil e no mundo.

Continue a leitura e anote essas dicas!

1. Rafael Rez | Marketing de Conteúdo: a Moeda do Século XXI | Português

Rafael Rez é, atualmente, um dos influenciadores mais conhecidos na internet quando o assunto é marketing de conteúdo. Por isso, não surpreende que ele seja o primeiro a aparecer nessa seleção de livros sobre o tema.

O profissional classifica o marketing de conteúdo como “a moeda do século XXI”, e ele não deixa de ter razão, uma vez que, hoje, a produção de conteúdo é a melhor forma de agregar valor ao seu produto ou serviço.

Mas, então, basta atualizar seu blog toda semana e encher a caixa do seu lead de e-mails para alavancar as vendas? Não. Marketing de conteúdo é muito mais que isso!

Rafael passa por todos os aspectos que envolvem um planejamento de marketing de conteúdo, tais como tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas etc.

Tudo o que é necessário para criar campanhas de marketing que atraiam seus potenciais clientes e gerem receita para sua empresa está nesse livro, que é uma ótima sugestão de leitura para quem está dando os seus primeiros passos no marketing de conteúdo.

2. Joe Pulizzi | Marketing de Conteúdo Épico  | Português

Joe Pulizzi é outro nome que não poderia deixar de estar entre as indicações de livros de marketing de conteúdo. Afinal, ele foi um dos pioneiros a criar e disseminar as práticas do que ele chama de “marketing que não interrompe”, sendo um dos fundadores do Content Marketing Institute.

Segundo o autor, Marketing de Conteúdo Épico não é aquele focado em vendas, mas, sim, o que fornece informações úteis aos seus compradores e os deixem mais inteligentes.

Ou, ainda, proporcionam algum tipo de entretenimento ou apoio na solução de um problema, a fim de criar uma conexão emocional com o receptor e fazer com que ele sinta necessidade de conhecer e comprar seu produto.

Na visão de Pulizzi, além de gerar informações relevantes, é preciso saber contar boas histórias, para que as pessoas possam enxergar valor no seu conteúdo. Porém, isso só é possível se você conhecer bem as necessidades da sua persona.

Parece complicado? Leia o livro e compreenda essa e muitas outras questões que envolvem o marketing de conteúdo a partir da visão de uma das maiores autoridades no assunto.

3. Joe Pulizzi | Conteúdo S.A.: Como os empreendedores usam o conteúdo para gerar um público enorme | Português

Mais uma obra de Joe Pulizzi, reiterando que ele é uma grande referência na área de marketing de conteúdo.

Quando você pensa em montar um negócio, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?

O que você vai vender, certo?

Para a maioria dos empreendedores, esta seria a resposta mais lógica, mas para Joe Pulizzi, você deve desenvolver primeiro o seu público e só depois o seu produto.

No livro Conteúdo S.A, o autor mostra como essa simples inversão de fatores — começando pela criação de conteúdo para construir a sua audiência—, pode fazer a diferença no desenvolvimento do seu negócio.

É claro que ele prova a sua teoria, utilizando como exemplo algumas startups que adotaram o modelo, empresas que iniciaram do zero e, hoje, faturam milhões investindo em produção de conteúdo.

4. Vitor Peçanha | Obrigado pelo Marketing  | Português

Uma das maiores autoridades de marketing digital no Brasil, Vitor Peçanha é conhecido por ser o cofundador da Rock Content.

Em Obrigado pelo Marketing, o executivo compartilha conosco sua experiência ao longo de 6 anos à frente da maior agência de marketing digital do Brasil.

Peçanha descreve todas as etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo, além de explicar como usar blogs, redes sociais e e-mail, a fim de obter resultados.

Foi assim que ele conseguiu levar a Rock Content aos R$ 25 milhões de faturamento em quatro anos, e esse feito é graças ao marketing de conteúdo, que é o seu core business.

5. Paulo Maccedo | Copywriting: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano | Português

O objetivo do Copywriting é aumentar o poder de comunicação da sua empresa com seus clientes, por meio de discursos altamente persuasivos, com o propósito de convencê-los a tomar uma decisão de compra.

Paulo Maccedo é um especialista nessa técnica e esse livro é fruto do seu estudo aprofundado sobre o tema, servindo como um verdadeiro guia para desenvolver textos persuasivos e orientados à venda.

Para cumprir esse objetivo, Maccedo mescla fatos históricos sobre a prática e técnicas, resumindo o que seria mais de um século de desenvolvimento da escrita para vendas.

O autor dispensa as fórmulas prontas que boa parte dos “gurus do marketing” pregam, ensinando você a “pensar” como copywriter.

Dada a escassez de bons títulos falando sobre Copywriting no Brasil, vale a pena conferir o que o Paulo Maccedo tem a nos dizer!

6. Ann Handley | Regras de Conteúdo | Português

Para atrair seguidores nas suas redes sociais e transformá-los em fãs da sua marca, você só precisa de uma coisa: conteúdo. Mas como fidelizá-los diante de tanta concorrência no meio digital?

É preciso abandonar o texto corporativo padrão e comunicar-se com seu público como se sua marca fosse um indivíduo, de uma maneira leve e única, produzindo materiais que “conversem” com ele.

Ann Handley nos instrui sobre como fazer isso, compilando algumas estratégias muito bem-sucedidas nas diversas plataformas, com alguns tópicos essenciais para construir uma estratégia completa de marketing de conteúdo.

Entre os tópicos abordados, estão:

  • Como escrever de maneira a comunicar seu serviço, produto ou mensagem de forma poderosa em diversas mídias Web.
  • Como desenvolver um cronograma de publicação que permita a você criar diferentes tipos de conteúdo de uma vez.
  • Como você pode criar histórias, vídeos e posts de blog que as pessoas irão adorar? Como você pode cultivar fãs e aumentar sua devoção?
  • Como movimentar os canais de comunicação digital da sua organização?
  • Como avaliar o que está dando certo ou não?

Esse livro possui tudo o que você precisa saber para conectar-se com sua audiência e fazer com que ela não só compre o seu produto, mas compartilhe suas mensagens, de maneira a atrair outros potenciais clientes.

7. Ann Handley | Everybody Writes  | Inglês

Nesse livro de marketing de conteúdo, Ann foca menos em estratégia e mais em produção de conteúdo, como o título sugere.

Em Everybody Writes, cuja tradução é “Todo mundo escreve”, a questão central é que todos nós somos, de alguma maneira, produtores ou divulgadores de conteúdo.

Se você tem um site, você já é um editor. Se usa  uma rede social diariamente, você produz e divulga conteúdo, seja sobre você mesmo ou sobre sua marca.

E o que é preciso para fazer isso? Escrever, claro! Num mundo dominado pelas mídias sociais, escrever importa mais do que nunca, afinal, o seu valor está na forma com que você se comunica. Portanto, quem não conhece e não sabe utilizar o poder das palavras, certamente, está perdendo um bom dinheiro!

Nesse sentido, Ann Handley fornece orientações e processos necessários acerca da criação de conteúdo direcionado a resultados, em um modelo de “como fazer”.

As regras e lições contidas no livro são aplicáveis a todos os canais e peças que formam uma estratégia de conteúdo — webpages, blogs, e-mails, landing pages, além das redes sociais.

Uma das obras de marketing de conteúdo mais essenciais para desbravar este vasto — e não tão simples — universo da criação de conteúdo digital.

8. Robert W.Bly | The Copywriter’s Handbook | Inglês

The Copywriter’s Handbook traz um guideline completo para escrever uma “copy” efetiva  — que conquista a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, o convence a comprar o seu produto.

Caso seja um iniciante na arte do copywriting, não se preocupe, você vai aprender desde as lições mais básicas até as mais avançadas, como o que é uma copy, qual a sua finalidade e como construir um texto que venda.

Quem já conhece algumas técnicas ou já exerce a função, encontrará a oportunidade de se atualizar, pois o autor traz novas ideias e exemplos práticos que podem ajudar mesmo os copywriters mais experientes a aperfeiçoar seus textos e gerar mais conversões.

9. Pam Didner | Global Content Marketing  | Inglês

Em um mundo sem fronteiras como o atual, devemos reconhecer a importância de levar suas mensagens e produtos para outros locais além da sua região.

Com a experiência de mais de 20 anos nas áreas de marketing, vendas e operações em empresas globais, Pam Didner tornou-se especialista em desenvolver estratégias de comunicação e gerenciar relacionamentos com diversos públicos ao redor do mundo.

Nesse livro, ela nos mostra como o conteúdo pode ser utilizado em prol do desenvolvimento global dos negócios.

Com ele, você vai descobrir como é feito o planejamento e quais são as práticas e elementos necessários para escalar seu conteúdo e expandir o alcance da sua marca, independentemente do tamanho da sua empresa.

10. William Zinsser | On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction | Inglês

Ao contrário dos demais títulos que compõem nossa lista de livros de marketing de conteúdo, este foge um pouco à regra, pois é destinado a escritores, de um modo geral.

Professor de escrita na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, William Zinsser transfere um pouco do conhecimento passado em sala de aula para as páginas deste livro. Suas lições servem de inspiração para quem deseja escrever sobre qualquer tema de não-ficção, desde uma biografia até um livro técnico.

Em On Writing Well, você dá um passo atrás e aprende como ser um bom escritor, que é um dos principais requisitos para se destacar no marketing de conteúdo.

Conclusão

A comunicação digital impactou significativamente a forma como nos relacionamos e consumimos produtos e serviços.

Ao sentir necessidade de comprar alguma coisa, geralmente, a primeira coisa que fazemos é procurar pelo produto ou serviço na internet para adquirir informações úteis, que influenciarão nossa  decisão de compra.

É nesse ponto que o marketing de conteúdo faz toda a diferença. Se a sua empresa não tiver uma estratégia de conteúdo que destaque os diferenciais e os benefícios do que você vende, dificilmente esse consumidor chegará ao seu site e se tornará um cliente.

Sendo assim, é muito importante que você conheça a fundo as plataformas, formatos, técnicas de copywriting e todas as estratégias possíveis. Mas principalmente, conheça bem o seu público-alvo, a fim de criar mensagens relevantes para ele.

A partir dessa lista com os Top 10 livros de marketing de conteúdo, você poderá começar a entender como construir a sua audiência e criar conteúdos que gerem resultados positivos não apenas na parte financeira, mas, também, criando uma reputação para você ou sua marca na web.

Espero que você leia os livros, aplique os conhecimentos adquiridos e sinta os benefícios de ter uma estratégia de conteúdo para o seu empreendimento.

E se já teve a oportunidade de ler algum livro dessa lista, qual deles você mais gostou e quais estratégias está aplicando para alavancar seu negócio na internet? Compartilhe a sua opinião conosco!