Neste post, eu continuo dando dicas valiosas de livros para você estruturar ou melhorar o seu negócio online.

As indicações a seguir contêm o que há de mais relevante e inovador para quem pretende empreender ou aumentar a visibilidade da sua empresa na internet.

Vale ressaltar que alguns deles ainda não possuem tradução em português, portanto, você deve ter conhecimentos de inglês para lê-los.

Confira agora um guia completíssimo com 14 livros de marketing digital para empreendedores!

1. Seth Godin | Marketing De Permissão - transformando desconhecidos em amigos e amigos em clientes | Português

Quantas vezes você já forneceu seu e-mail em troca de algum conteúdo ou item de valor oferecido pela empresa?

Pois é, os canais de comunicação online permitem que as empresas tenham uma relação direta com seu consumidor. Em contrapartida, para que o seu potencial cliente possa se tornar um cliente real, é preciso que ele queira conectar-se com sua empresa, fornecendo um e-mail ou outra forma de contato.

É a partir desse momento que ele dá permissão para que sua empresa envie informações, mas o objetivo dessa comunicação não deve ser a venda, e sim a construção de um relacionamento. E é assim que funciona o marketing online.

Marketing de Permissão é um importante livro de marketing digital para empreendedores, pois ensina como fornecer conteúdo relevante para seus clientes, focando na construção de um relacionamento, ações que, quando bem feitas, resultam em muitas vendas.

2.  Chris Anderson | Free -  grátis, o futuro dos preços | Português

Como será que o Google consegue crescer tanto no mercado fornecendo ferramentas de uso totalmente gratuito na internet?

Com o desenvolvimento das tecnologias, as empresas que vendem produtos digitais conseguem ter custos muito reduzidos em sua operação, o que possibilita que empresas como a gigante de software sobrevivam apenas com a cobrança de anúncios e serviços Premium para negócios.

Seguindo essa linha, outras empresas passaram a oferecer serviços gratuitos como forma de atrair e fidelizar clientes. Porém, a estratégia deixa dúvidas, afinal, como uma grande organização consegue se manter forte  sem cobrar pelos seus serviços? E qual será o futuro de outras empresas nesse novo modelo?

É isso que Chris Anderson tenta elucidar em seu livro. E ele explica como você, mesmo sendo um pequeno empreendedor, também pode se beneficiar da mesma estratégia.

3.  Steve Krug | Não me faça pensar  | Português

Muitos sites e aplicativos não funcionam bem por falhas no seu desenvolvimento. E isso gera uma experiência ruim para o cliente, além de uma péssima imagem para a empresa.

Não me faça pensar fala sobre como deve ser a experiência de um usuário dentro do seu site, para que queira voltar e se torne um cliente.

A última edição do livro dá atenção especial aos aplicativos de dispositivos móveis e contém um material bem rico, com exemplos e imagens. É mais voltado a quem tem um perfil técnico, como web designers e desenvolvedores.

4.  Jay Baer | Youtility | Inglês

“Se você vender alguma coisa, pode ganhar um cliente hoje, mas se for útil a ele, você ganhará um cliente para toda a vida”.

Foi com esse pensamento que Jay Baer ajudou mais de 700 marcas a melhorarem suas estratégias de marketing.

Através de exemplos reais de companhias que praticam o Youtility, neste livro, Baer nos dá alguns insights inovadores sobre como usar a informação e a gentileza para transformar o relacionamento entre organizações e clientes.

5. Sean Ellis e Morgan Brown | Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido | Português

Como startups como Uber, Linkedin e AirBnB tornaram-se líderes de mercado em tão pouco tempo?

Com a metodologia Growth Hacking, desenvolvida por Sean Ellis e Morgan Brown. Ela vem se tornando muito popular ao redor do mundo, pois foca na satisfação do cliente.

A estratégia de Growth Hacking combina a expertise de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais de marketing para conceber e executar ideias inovadoras e viáveis, que atendam a uma nova necessidade do mercado e, assim, propiciem o crescimento da empresa.

Você vai descobrir que atrair, manter, encantar e motivar seus clientes a comprar é algo muito mais complexo do que criar conteúdo ou fazer promoções irresistíveis.

6. Chip Heath e Dan Heath | Ideias que colam  | Português

Todos os dias, vemos novas campanhas de marketing surgindo nos diversos meios de comunicação. As muito boas rapidamente se tornam populares e viralizam na internet. Já as não tão boas permanecem no ar por um ou dois dias e logo são esquecidas.

Afinal, quais são os requisitos para uma ideia “pegar” e até mesmo mudar o comportamento das pessoas?

Com esse título bem sugestivo, os autores Chip e Dan Heath se propõem a fazer essa análise, que vale para profissionais de publicidade e de outras áreas, também.

7.  Walter Longo | Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital | Português

A transformação tecnológica se consolidou, e o que antes era visto como novidade, já não é mais.

Mas isso não quer dizer que os desafios sejam menores para os empreendedores ou profissionais de marketing e comunicação.

Eles são ainda maiores, pois precisamos aprender coisas novas e reaprender o que já sabíamos.

Administrador e publicitário com grande experiência em ambas as áreas, Longo dedica-se a analisar o que é a Era Pós-Digital e como ela afeta as ações de marketing e comunicação nas empresas.

Suas análises são sempre apoiadas em fatos, dados relevantes e cases do mercado, vindos de sua passagem por empresas como Grupo Abril e Grupo Newcomm - holding que reúne algumas das maiores agências publicitárias do mundo.

É uma ótima opção de leitura para empreendedores que querem aprender sobre marketing e transformação digital, ou para quem tem curiosidade sobre a área.

8. Gabriel Weinberg e Justin Mares | Tração  | Português

Qual o verdadeiro segredo para fazer sua empresa crescer? De acordo com os autores Gabriel Wainberg e Justin Mares, não é a qualidade do produto, nem o talento da equipe, e, sim, a capacidade de aumentar sua base de clientes.

Em seu livro, Tração, eles apresentam 19 maneiras de criar sua base de clientes ou aumentar a que você já tem. Ensinam também três métodos para você testar.

Com os ensinamentos e exemplos deste livro, você saberá o que é necessário fazer para sustentar o crescimento do seu negócio.

9.  Scott Dennison | 80/20 Internet Lead Generation | Inglês

Quer fortalecer suas campanhas de marketing e fazer as pessoas procurarem por você?

Este livro dá o passo a passo para criar uma campanha de geração de leads mais efetiva, o que inclui ter clareza sobre quem é o seu cliente ideal (persona), formular uma proposta de valor única, ter um website bem planejado, entre outros fatores.

Lembrando que a geração de leads (potenciais clientes), é uma das coisas mais importantes para o sucesso no marketing digital.

Então, não perca este livro do Scott Denisson!

10. Eric Enge e outros | A Arte do SEO  | Português

Certamente, você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization).

A otimização para os mecanismos de busca é um dos principais pilares para o êxito do seu negócio online, por isso, esse livro de Eric Enge não pode faltar na lista de livros de marketing digital para empreendedores.

Com um texto bastante didático, quatro especialistas compartilham sua experiência,  ensinando as melhores técnicas para planejar e executar uma estratégia de SEO completa.

Vale dizer que a obra foi atualizada com as diretrizes mais recentes dos mecanismos de busca — mudanças nos critérios de ranqueamento, que envolvem o engajamento do usuário e como as redes sociais interferem nessa questão.

As estratégias vão do nível básico ao avançado, portanto, mesmo que você seja completamente leigo em SEO, poderá entender como o intrincado universo de dados e algoritmos funciona e aplicar no site da sua empresa.

11. Robert Cialdini | As armas da persuasão | Português

Não é novidade que um dos princípios para ser um bom vendedor é o poder de persuasão. Mas nem todo mundo que deseja empreender tem essa habilidade, não é mesmo?

Para essas pessoas que têm mais dificuldade na hora da negociação, recomendo o livro do psicólogo Robert Cialdini.

Ele explica em linguagem clara e prática como acontece a persuasão, ou seja, como é possível convencer as pessoas a seguir uma ideia, comprar um produto etc.

Para chegar às conclusões expostas nesse livro, o autor colheu dados de pesquisas científicas em sua área de atuação, relatos de pessoas e também realizou a chamada pesquisa de campo, infiltrando-se em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, ou seja, os vendedores.

Contudo, apesar de ser uma obra com base científica, a linguagem é bem acessível. Com certeza, um livro muito importante para quem deseja empreender online. Em um mundo onde a concorrência é cada vez maior, a persuasão é um requisito indispensável.

12. Tim Ash |Otimização da Página de Entrada - Guia para testar e sincronizar | Português

Se você ainda está começando a planejar o seu negócio, é melhor fazer essa leitura antes de colocar seu site no ar.

Mas, se já tem uma página na web e percebe que ela não está tendo o resultado esperado, talvez esta dica seja a mais importante dessa lista de livros sobre marketing digital para empreendedores, pois ela vai te ajudar a identificar problemas que podem estar afastando os visitantes do seu site.

O autor traz várias dicas práticas e estudos de caso, além de uma análise detalhada da ferramenta Google Website Optimizer, para você entender tudo o que é necessário para ter uma página de entrada mais atrativa — e, consequentemente, lucrativa.

13.  Seth Godin | Sundae de Almôndegas | Português

Hoje em dia, todo mundo está na internet. Por isso, nem mesmo as companhias mais tradicionais do mercado podem abrir mão de ter uma presença digital e os canais de comunicação adequados para falar com seu público-alvo.

Mas a ideia de Seth Godin com esse título curioso é demonstrar que, mesmo utilizando todos os recursos e ferramentas de inovação no marketing, se o seu conteúdo não for atrativo, não vai adiantar nada.

“À medida que o marketing tradicional vai perdendo força, as novas ferramentas parecem irresistíveis  Nem sempre, porém, elas funcionam para marcas do tipo "almôndega", que podem ainda ser lucrativas, mas já não atraem o boca a boca”, diz o autor.

O que ele quer dizer com isso? Que esses mecanismos de atração (que ele chama de coberturas) proporcionados pelo “novo marketing” serão pouco  eficazes se você não inovar também no modelo de negócio ou nas formas de entrega dos seus serviços.

Sundae de Almôndegas traz 14 tendências de marketing que não podem ser ignoradas, razão pela qual está aqui na nossa relação de livros de marketing digital para empreendedores.

14. Dan Siroker e Pete Koomen | A / B Testing: The most powerful way to turn clicks into customers | Inglês

Se você não é da área de marketing, talvez nunca tenha ouvido falar em teste A/B, mas, acredite, este é um conceito muito simples e essencial para alavancar suas vendas na web.

Realizar o teste A/B é decisivo para gerar mais resultados em seus sites ou promoções no meio digital. Trata-se de testar variações de uma página para ver qual delas gera mais tráfego ou conversões.

Você pode ter duas ou três versões com cores e fontes distintas, ou alterar a posição dos elementos na página.

Os autores Dan Siroker e Pete Koomen, cofundadores da Optimizely, uma plataforma líder na realização de testes A/B, contam porque essa prática é tão relevante e quais as melhores formas de transformar cliques em clientes, como diz o subtítulo do livro.

Recomendado para empreendedores que entendam de marketing digital ou não.

Conclusão

Manter-se bem informado e buscar aprimoramento é fundamental para qualquer pessoa que deseje empreender e alcançar o sucesso. E uma das maneiras mais práticas de adquirir novas informações e conhecimentos é por meio dos livros.

Por isso, eu espero que você tenha gostado dessas indicações de livros de marketing digital para empreendedores. Tenho certeza que eles serão muito úteis para alavancar o seu negócio!

Se você gostou das nossas sugestões, aproveite e compartilhe-as com a sua rede. Tenho certeza que mais pessoas poderão aproveitá-las!