Transformar sua ideia em um negócio lucrativo não é uma tarefa das mais simples. Para desenvolver um projeto viável, é necessário ter muita paixão e algumas horas de estudo, principalmente sobre marketing digital.

Se você está começando a trilhar esse caminho agora, é muito importante consumir conteúdo relevante sobre esse tema e manter-se atualizado, afinal de contas, tudo o que é baseado em tecnologia muda o tempo todo.

Pensando nisso, eu fiz uma seleção de 13 livros de marketing digital para leigos, que me ajudaram muito a chegar aonde eu estou agora!

Se você quer ser um empreendedor de sucesso na internet, vale a pena conhecer todos eles!

Philip Kotler | Marketing 4.0 -  Do Tradicional Ao Digital | Português

O marketing está em constante evolução. E se tem alguém que acompanhou de perto todas as suas fases, esse alguém é o Philip Kotler.

Considerado um dos maiores especialistas em marketing do mundo, o autor escreveu uma série de 4 livros que se dedicam a analisar os fatores mais importantes da história e da prática do marketing.

O livro mais recente é uma continuação — ou uma consequência — das transformações que estamos vivendo com o marketing na era Digital.

A tecnologia transformou radicalmente os hábitos de consumo das pessoas, permitindo que as empresas tenham uma relação muito mais próxima com seu consumidor. Então, como fazer a transição do marketing tradicional ao digital?

Esse é o desafio dos profissionais da área, que precisam lidar com diversas ferramentas e conceitos novos todos os dias.

O que muda no relacionamento entre pessoas e empresas e como tudo isso interfere nos hábitos e os processos de compra? Essas são algumas questões respondidas por Philip Kotler e seus parceiros Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Marketing 4.0 é leitura obrigatória para qualquer profissional de marketing, por isso, ele encabeça a nossa lista de livros de marketing digital para leigos.

Chris Anderson | A Cauda Longa  | Português

O termo cauda longa já é bastante difundido no mundo do marketing digital, e se você ainda não o conhece, está perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas.

Foi o autor do livro, Chris Anderson, que criou essa teoria, que ensina a fazer a segmentação de produtos e serviços em um nicho específico de mercado.

Cauda longa refere-se à fragmentação do mercado, alavancada pelo marketing digital. Para conseguir alcançar o seu público-alvo e gerar vendas, você deve tentar restringi-lo ao máximo, ou seja, buscar o seu nicho.

Eu sei que parece contraditório para quem ainda não está familiarizado com o marketing digital, mas a teoria de Chris Anderson é bastante eficaz para ter sucesso na área.

Inclusive, já falamos sobre como usar a estratégia de nicho e cauda longa aqui no blog. Se quiser saber mais sobre o tema, leia este artigo.

Martha Gabriel | Marketing na Era Digital | Português

Martha Gabriel é uma das maiores autoridades de marketing no Brasil, especialmente no contexto do mundo digital.

Neste livro, a autora analisa as mudanças que a tecnologia vem promovendo no marketing e como se preparar em um cenário tão dinâmico.

Ela traz questões como quais plataformas e ferramentas vale a pena utilizar e quais as melhores estratégias para ampliar sua presença digital, entre outros assuntos relevantes.

Uma coisa legal é que ela faz questão de demonstrar a aplicabilidade das ferramentas, oferecendo um conteúdo multimídia, com exemplos, casos de sucesso e vídeos online, que o leitor pode acessar por meio de QRCodes disponíveis no livro impresso. Inovação na veia!

Claudio Torres | A Bíblia do Marketing Digital | Português

Apesar do título um tanto pretensioso, é realmente uma espécie de guia prático, que ensina como utilizar a internet para os negócios.

Todos nós, empresários, sabemos que as possibilidades de crescimento na internet são as melhores possíveis.

A dificuldade é definir bem o seu público-alvo, escolher as ferramentas certas para se comunicar com ele e, principalmente, saber como utilizá-las. Você poderá tirar todas essas dúvidas com a leitura desse livro.

Martha Gabriel | Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital  | Português

Outro livro da autora que merece destaque na nossa lista de livros de marketing digital para leigos.

Entenda os impactos da revolução digital e o que ela trouxe para a humanidade nas suas mais diversas dimensões — biológica, social, econômica.

Segundo a própria autora, “o livro nos auxilia a caminhar pela principal transformação humana desde o surgimento do Homo Sapiens”.

Onde estamos, como chegamos a isso, onde podemos chegar e como lidar com essa transformação? São algumas perguntas que ela tenta responder abordando questões como a privacidade, educação, ética, pensamento crítico, inteligência artificial e, claro, a relação entre o homem e a máquina.

Se você se sente apreensivo só de tentar acompanhar as mudanças provocadas pela tecnologia, este livro vai te ajudar.

Eric Ries | A Startup Enxuta | Português

Em A Startup Enxuta, Eric Ries traz uma das maiores contribuições para os empreendedores, sejam eles jovens ou experientes.

Baseado na metodologia de lean manufacturing (ou manufatura enxuta), aplicada inicialmente em indústrias japonesas, o empreendedor residente na Harvard Business School resolveu levar o mesmo conceito para outros segmentos de mercado e descobriu que era possível criar produtos e serviços de forma rápida e sem desperdício, reduzindo seu ciclo de desenvolvimento e aumentando o seu valor agregado para o consumidor.

A partir das lições descritas no livro, o autor demonstra que é possível aplicar os conceitos da startup enxuta em qualquer projeto, eliminando qualquer desperdício de tempo ou recursos da administração.

Paulo Faustino | Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital | Português

Como você já deve saber, hoje em dia, é possível vender qualquer tipo de produto ou serviço na internet. E se ainda não tem ideia de como promover sua marca ou produto na rede, te convido a ler este outro artigo que escrevi sobre o tema.

No entanto, somente conhecer as ferramentas não será tão eficaz se você não tiver uma boa estratégia. E é este o foco da obra de Paulo Cursino, que traz uma abordagem totalmente prática sobre planejamento e execução da sua estratégia, ideal para quem é leigo no marketing digital.

Ryan Deiss e Russ Henneberry | Marketing digital para leigos  | Português

Outro livro essencial para leigos em marketing digital que precisam potencializar suas vendas.

Com uma linguagem simples, os autores desvendam os segredos dos principais canais de comunicação digital e como posicionar-se em cada um deles para conquistar mais clientes.

O conteúdo aborda temas como: automatização e captura de leads, geração de tráfego orgânico e pago (anúncios), relacionamento com clientes online, como utilizar pesquisas para se aproximar do seu público-alvo e ainda explicam como acompanhar e avaliar métricas.

Mark J. Penn | Microtendências | Português

As mudanças de padrões de comportamento nos últimos anos impulsionam a criação de novos grupos que possuem necessidades ainda não atendidas no mercado.

Segundo Mark J. Penn, essa realidade pode determinar o sucesso de muitas empresas ou iniciativas.

Em “Microtendências”, o autor baseia-se em diversas pesquisas que levaram à descoberta de 75 pequenas mudanças de comportamento, as quais determinam tais transformações culturais, e com isso, criam os chamados micronichos de mercado.

Como já mencionei em outros artigos, é  importante focar em uma necessidade ainda pouco explorada para se destacar no mercado. Por isso, considero essa leitura obrigatória para quem está pensando em iniciar um negócio digital.

Alan Pakes | Negócios Digitais | Português

Organizado por Alan Pakes, o livro contém textos dele e de outros dezessete autores que obtiveram sucesso empreendendo no mundo digital. Só por essa introdução, já dá para notar que ele é escrito por quem realmente tem autoridade no assunto.

A obra foi pensada para o empreendedor iniciante, que quer construir um negócio online do “zero”. Seus autores abordam desde a escolha do seu nicho até as melhores estratégias para posicionar sua empresa no mercado.

Algo interessante é que, como o livro é escrito por vários empreendedores, você acaba tendo visões de diversos segmentos, o que ajuda a descobrir qual é o melhor tipo de negócio para você.

O livro é ideal para quem ainda está se descobrindo como empreendedor.

Al Ries e Jack Trout | Posicionamento: a batalha por sua mente | Português

A forma como sua empresa é vista pelos consumidores pode levá-la ao sucesso ou ao fracasso. E o que define isso é o posicionamento de mercado, ou seja, a imagem que ela passa ao consumidor.

O posicionamento não é um produto ou serviço, mas é como a sua marca fica gravada na mente do consumidor. É o que faz com que ele se lembre da sua empresa quando precisa dela.

E num mercado tão competitivo como de hoje, é fundamental que o empreendedor saiba criar uma imagem atrativa para sua empresa.

Os autores Al Ries e Jack Trout explicam o que está por trás do posicionamento de grandes companhias e o que você deve levar em conta na hora de definir o seu posicionamento, sem esquecer que a visão que as pessoas têm de uma marca é influenciada por aspectos pessoais, cognitivos, profissionais, entre outros.

Jason Fried e David Hansson | Remote — Escritório para quê? | Português

No mundo inteiro, cada vez mais os trabalhadores estão descobrindo os benefícios do trabalho home office e aderindo a essa prática, defendida por Jason Fried e David Hansson.

Eles são adeptos do trabalho remoto em tempo integral e dizem que trabalhar em um escritório fixo não ajuda a ser mais produtivo. Pelo contrário, pode até prejudicar a produtividade.

Um dos argumentos é que o ambiente formal de trabalho oferece mais distrações do que parece: pessoas conversando, ruídos externos etc. No trabalho remoto, você pode adequar o seu ambiente conforme a necessidade.

Nós também já falamos sobre como trabalhar em home office aqui no blog. Dá uma olhada nesse artigo!

Para quem nunca trabalhou em casa e quer experimentar, o livro traz diversas dicas para você se adaptar e nunca mais querer saber de ir a um escritório. Vale a leitura e a tentativa!

Seth Godin | Isso é Marketing | Português

Seth Godin é um dos profissionais mais reconhecidos na área de marketing digital, especialmente no marketing de relacionamento.

Com uma bagagem de mais 25 anos de estudos e desenvolvimento de conteúdos relevantes sobre o tema, atualmente ele inspira pessoas e empresas no desenvolvimento de estratégias efetivas de marketing no mundo online.

Neste livro, o autor traz uma visão humanizada do marketing, onde o foco não é mais o produto ou a empresa, mas sim as pessoas. Ele afirma que:

“O marketing verdadeiramente poderoso tem como base a generosidade, a empatia e o trabalho emocional”.

Com a maestria que é comum nas narrativas de marketing de conteúdo, Seth Godin instrui seu leitor a conquistar a empatia e a confiança da sua audiência sem utilizar práticas condenáveis, como  spam, apresentar falsos benefícios etc. Tanto que seu lema é “Aprenda a enxergar para começar a ser visto”.

Ou seja, é preciso entender as necessidades do seu cliente e atendê-las da melhor forma, para que ele queira falar sobre sua empresa ou produto.

Conclusão

O marketing digital ainda é uma disciplina relativamente nova e que vem crescendo numa velocidade assustadora, especialmente na última década. Por isso, é comum que muitos empreendedores individuais e até mesmo gestores de grandes empresas não tenham todo o conhecimento necessário para promover seus negócios na internet.

Para quem realmente é leigo no assunto, essa lista de livros de marketing digital é um ótimo começo para ampliar seus conhecimentos.

E mesmo que você esteja alguns passos à frente, a leitura dessas obras pode ajudá-lo a saber se está no caminho certo. Portanto, aproveite as dicas e sucesso!

Acha que faltou algum livro nessa lista? Conta pra gente nos comentários!