Uma coisa é fato! Com tanta informação disponível atualmente, fica muito difícil otimizar o nosso tempo, consumindo aquilo que realmente interessa para o nosso aprendizado e conhecimento.

Foi pensando justamente nisso, que decidi reunir aqui os 7 melhores livros de marketing digital para redes sociais que encontrei.

Mas antes de te entregar a lista, quero te dizer o seguinte:

Redes sociais vem e vão, não foram criadas para durar eternamente

E é por esse motivo que você não deve se ater tanto à rede social em si, muito mais importante do que isso é entender todo o conceito por trás, é isso que vai te ajudar a ter sucesso no marketing digital.

Aliás, eu separei aqui um artigo super importante se seu objetivo é usar a sua experiência de vida para criar um negócio.

Como usar a experiência de vida para criar um negócio lucrativo
Vamos explicar como é perfeitamente possível usar suas habilidades e experiências para desenvolver um negócio rentável e, ainda, ajudar outras pessoas!

Agora sim, bora pra lista...

Nocaute, de Gary Vaynerchuck

Link na Amazon → Nocaute. Como Contar Sua Historia no Disputado Ringue das Redes Sociais

Esse livro é obrigatório para quem quer realmente vencer nas redes sociais, Gary Vaynerchuk compartilha um modelo estratégico de marketing digital que realmente funciona.

Várias coisas do livro eu já testei na prática, e realmente funcionam!

A maioria das pessoas traça estratégias nas redes sociais com o objetivo de dar o "gancho certeiro", ou seja, conseguir fechar uma venda ou um agendamento.

Mas a exemplo do boxe, você não pode ficar a todo momento tentando acertar um gancho de direita no seu "oponente".

Se você fizer isso vai cansar, e não vai atingir o seu objetivo.

Gary mostra que é preciso intercalar socos leves e pesados, para conseguir obter os resultados, ou seja, você precisa entregar valor nas redes sociais, sem pedir nada em troca.

A hora de dar conteúdo, é a hora de dar conteúdo, e de vez em quando você poderá pedir algo em troca, é aí que entra o seu cruzado de direita, ou seja, o apelo para um agendamento ou uma venda.

Contágio: por que as coisas pegam, de Jonah Berger

Link na Amazon → Contágio. Por que as Coisas Pegam

Entenda os fundamentos do marketing viral! O que faz algo ser realmente um sucesso de público?

Se você respondeu propaganda, pense de novo.

Hoje as pessoas não dão mais tanta importância para anúncios, elas escutam a opinião de outras pessoas.

Mas por que falamos mais sobre certos produtos e ideias do que outros? Por que algumas histórias e boatos se espalham com mais facilidade? E o que faz um conteúdo on-line tornar-se viral?

Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas. No livro, Berger revela a ciência secreta por trás do viral e da transmissão social.

O autor apresenta seis princípios básicos que impelem todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas, de bens de consumo e iniciativas políticas a boatos no ambiente de trabalho e vídeos no YouTube.

A Revolução das Mídias Sociais, de André Telles

Link na Amazon → A Revolução das Mídias Sociais. Estratégias de Marketing Digital Para Você e Sua Empresa Terem Sucesso nas Mídias Sociais

Esse livro é um manual, principalmente para quem está começando.

A obra não se limita às redes sociais da moda, traz também uma gama imensa de espaços de interação social, com diferentes usos e que pipocam a todo momento na web.

Apesar disso, ele ressalta que não se pode esquecer que a palavra mais importante é o marketing. A parte digital é mais uma ferramenta para profissionais interessados na área.

Audience: marketing in the age of subscribers, fans and followers, de Jeffrey K. Rohrs

Link na Amazon → Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans and Followers

Se você lê em inglês, então este livro vai te ajudar bastante.

Toda empresa precisa de uma audiência para sobreviver. Através da audiência é possível encontrar novos clientes e desenvolver relacionamentos mais lucrativos.

No entanto, a maioria das empresas ainda coloca sua lista de e-mails, telefones e redes sociais em segundo plano, ao invés de pensar nisso como ativos da empresa.

Jeff Rohrs busca mudar essa dinâmica por meio da adoção do The Audience Imperative, que desafia todas as empresas a usar suas mídias (paga, proprietária, ou conquistada) para não apenas vender no curto prazo, mas também aumentar o tamanho, o envolvimento e o valor da sua audiência a longo prazo.

Como os profissionais de marketing de conteúdo descobriram, os dias de "construa e eles virão" se foram há muito tempo. Se você está procurando uma maneira de obter uma vantagem duradoura sobre a concorrência, não procure mais e comece a criar sua lista de e-mail, Facebook, Google, Instagram, aplicativo móvel, SMS, Twitter, site e público do YouTube para sobreviver.

Monitoramento e métricas de Mídias Sociais: Do estagiário ao CEO, de Diego Monteiro

Link na Amazon → Monitoramento e métricas de Mídias Sociais: Do estagiário ao CEO

Neste livro a pegada é mais de controle, saber como estão indo as coisas. Se você está no início não vai precisar dele agora, mas à medida que a empresa cresce, isso é fundamental.

Este é um guia completo para formar a equipe, definir métricas e transformar dados em informações úteis para o seu negócio.

A primeira parte do livro busca não só revelar a importância do monitoramento de mídias sociais para profissionais de qualquer área ou posição, como também esmiuçar as etapas e dificuldades de uma empresa que deseja dialogar com seus clientes no mundo digital.

Facebook e marketing: tudo o que precisa saber para gerar negócios, de Camila Porto

Link na Amazon → Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

Apesar de o Facebook já estar perdendo força, é fundamental entender os conceitos por trás dessa rede social, porque sabendo isso você poderá aplicar em qualquer outra.

A partir de um conteúdo rico e objetivo, acompanhado de entrevistas exclusivas com profissionais renomados, você saberá como utilizar o Facebook desde a construção da sua estratégia, o que postar, como anunciar, como vender, como mensurar e como estar sempre onde seus clientes estão.

Social Media ROI, de Olivier Blanchard

Link na Amazon → Social Media ROI: Managing and Measuring Social Media Efforts in Your Organization

Use este livro para trazer uma verdadeira disciplina de negócios ao seu projeto de redes sociais, e alinhar-se aos objetivos do seu negócio.

Você vai aprender a definir os impactos financeiros e não financeiros dos negócios em que você deseja atuar.

O livro oferece soluções práticas para tudo, desde a estruturação de programas até a atração de seguidores, definição de métricas e gerenciamento de crises. Esteja você em uma startup ou em uma empresa global, este livro o ajudará a obter mais valor a cada centavo que investe nas mídias sociais.

Você tem outro livro sobre redes sociais para indicar? Comente aqui embaixo e nos ajude a tornar este conteúdo ainda mais rico 😉