Já faz um bom tempo que produzir e compartilhar conteúdo não é mais um privilégio para poucos.

A internet está repleta de informações úteis, geradas por especialistas (ou não) que compartilham seus conhecimentos todos os dias e faturam um bom dinheiro com isso, publicando em sites, blogs, redes sociais ou plataformas de streaming.

É verdade que não se pode confiar em tudo o que se lê ou se vê na web, mas você já parou para pensar que o seu conhecimento pode ajudar muita gente e você pode ser remunerado por isso?

Afinal, todos somos bons em alguma coisa. E não importa qual a sua especialidade, sempre haverá pessoas dispostas a ver e aprender algo que você faz muito bem!

Ensinar é uma atividade muito gratificante e prazerosa, que pode ser feita de várias formas.

Ficou interessado? Então, fique atento a essas 10 maneiras de ganhar dinheiro apenas compartilhando seu conhecimento e comece já a aumentar sua renda com uma ou mais opções!

1. Aulas

Uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro é dando aulas, mesmo que você não seja exatamente um professor.

O YouTube é a plataforma de vídeos mais popular do mundo. Seus bilhões de usuários a utilizam para ouvir música, se divertir e, principalmente, para adquirir novos conhecimentos!

De acordo com uma pesquisa sobre o comportamento dos usuários na plataforma, cerca de 30% dos que acessam o site estão buscando aprender alguma coisa.

E como você já deve saber, quem faz sucesso no YouTube também pode ganhar dinheiro com isso. Já existem Youtubers vivendo apenas dos lucros e da fama gerada por seus canais.

Então, não é exagero dizer que, entre as maneiras de ganhar dinheiro na internet, uma das mais populares é gravando vídeos sobre algum tema que você domine e disponibilizando no YouTube.

Então, o que está esperando para criar o seu canal de vídeos e começar a gravar os seus agora mesmo? Quanto mais visualizações e inscrições o seu canal do YouTube tiver, mais você pode ganhar!

2. Palestras

Se você gosta bastante de falar em público e é bom em conquistar a atenção dos outros, dar palestras também é uma ótima maneira de ganhar dinheiro!

Hoje em dia, existem várias ferramentas para produzir palestras online (conhecidas como webinars). Com elas, é possível reunir centenas de pessoas de uma só vez e disseminar seu conhecimento de forma remota.

Uma outra opção são as famosas lives, que fazem sucesso no Facebook, no Instagram e também no LinkedIn.

Você ainda pode organizar um evento presencial, o que exige um maior esforço e gera mais custos, mas, em compensação, pode trazer um melhor retorno financeiro.

Seja qual for a sua escolha, ofereça uma palestra gratuita e dê informações de qualidade, para que as pessoas entendam que você tem autoridade no que está falando.

Somente ao final do seu conteúdo, faça o famoso call to action (chamada para ação) para estabelecer um contato direto com o cliente. Pode ser uma ligação, uma visita etc. Quanto mais autoridade você demonstra, mais as pessoas vão querer conhecer melhor seus serviços, avançando na jornada de compra.

3. Workshops

Seguindo a mesma linha, o workshop representa o meio termo entre o curso e a palestra, podendo ser feito em um ou mais encontros.

Como exemplo, você pode criar a “Semana do Empreendedorismo”, fazendo apresentações um pouco mais detalhadas e divididas por temas.

Obviamente, o workshop leva mais tempo de preparação, mas permite passar um período maior com sua audiência, muitas vezes até demonstrando aplicações práticas do tema abordado. E é bom lembrar que, quanto mais conhecimento você transmite, maior a sua autoridade.

Outra vantagem é que ele também pode ser realizado tanto em ambiente virtual quanto físico.

4. Consultoria

O consultor é um profissional com amplo conhecimento, seja teórico, prático ou ambos.

Ele analisa o cenário em que o cliente está inserido e orienta na adoção de estratégias, táticas e processos que levem a uma melhor performance do empreendimento.

Seu papel é trabalhar em conjunto com a gerência da organização, tomando as medidas necessárias para evitar desperdícios, aumentar a produtividade dos funcionários e impulsionar o crescimento da empresa — só para citar alguns exemplos.

Se você já está há algum tempo no mercado e possui conhecimento aprofundado da sua área, tornar-se um consultor pode ser uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro com o seu conhecimento!

5. Mentoria

O mentor precisa ter experiência na mesma área do seu mentorado e, além disso, possuir uma formação acadêmica superior à dele. Ou seja, se o mentorado tem graduação completa, o mentor deve ter, no mínimo, uma especialização completa.

Isso porque o principal requisito para exercer essa atividade é ter passado por situações similares às que o seu mentorado ainda vai passar, estando apto a orientá-lo de forma mais adequada a superar os desafios profissionais.

Tornar-se um mentor é uma excelente maneira de ganhar dinheiro, já que você compartilha seu conhecimento e experiência com profissionais mais jovens e ávidos por aprender e se desenvolver rapidamente no mercado de trabalho.

6. Coaching

Enquanto as duas profissões anteriores buscam a solução para os problemas e ditam exatamente o que fazer, o coach vai na contramão disso. Sua missão é fazer perguntas e deixar que o coachee (assessorado) encontre as respostas para problemas relacionados à carreira, negócios ou âmbito pessoal.

É importante dizer que o coaching é um processo de profundo autoconhecimento, e por isso é mais voltado a indivíduos. Outro ponto de atenção é que ele deve começar sempre com uma única meta bem clara.

Então, por exemplo, se um profissional quer ser promovido e não consegue, o coach pode ajudá-lo a traçar o caminho para alcançar essa meta.

O processo é realizado em várias sessões (dependendo da metodologia de cada profissional), onde ele propõe algumas tarefas a serem cumpridas de acordo com os desafios do coachee.

Dessa forma, o objetivo central de um programa de coaching é eliminar os pensamentos “sabotadores” ou seja, que impedem a pessoa de chegar aonde deseja, por meio de exercícios, dinâmicas e reflexões que aumentam gradativamente a sua autoconfiança e a capacidade de realizar seu propósito.

Apesar de não ser exigido nenhum certificado para exercer a função, é recomendado investir em uma formação específica para coaches para ter acesso às ferramentas necessárias e, ainda, poder direcionar sua carreira para um nicho específico.

7. Programa Online

O programa online nada mais é do que a conversão de todo o trabalho já desenvolvido presencialmente em um curso online, a fim de atender mais pessoas.

Porque, como destacamos em alguns outros artigos, o grande diferencial de distribuir seu conteúdo na internet é escalar o negócio, ou seja, fazer com que ele alcance um público muito maior em menos tempo.

Então, uma vez que você possui experiência atendendo pessoalmente (primeiro individualmente e depois em grupos) é possível evoluir para um programa online, pois você já conhece exatamente quais são as “dores” da sua audiência.

Assim, fica muito mais fácil desenvolver uma grade curricular baseada em seu método, gravar as videoaulas e disponibilizar o conteúdo online mais avançado, facilitando, assim, o seu trabalho e o dos seus clientes.

Essa é mais uma das maneiras de ganhar dinheiro mais promissoras, pois permite escalar a quantidade de pessoas atendidas sem exigir investimentos muito altos.

Porém, não é recomendada para quem está iniciando agora na área de desenvolvimento pessoal, pois, para dar esse próximo passo, é preciso ter um método testado e aprovado pelo mercado.

8. Treinamentos

Este item é bastante parecido com palestras e workshops, sendo mais efetivo quando realizado presencialmente.

Indicado para quem já tem uma boa presença online, o treinamento ao vivo é mais uma das maneiras de ganhar dinheiro e também uma excelente oportunidade para conhecer de perto a sua audiência.

Veja como uma ação como essa pode rentabilizar ainda mais o seu negócio:

  • Mobiliza seu público, aumentando o engajamento (curtidas, compartilhamentos, indicações);
  • Eleva sua autoridade;
  • Atrai mais seguidores para suas redes e leads (potenciais clientes) para sua base;
  • Aumenta sua credibilidade e gera mais empatia com seu público;
  • Permite conhecê-lo melhor e aperfeiçoar seu trabalho. Aproveite a ocasião para colher feedbacks e provas sociais (depoimentos).
  • Possibilita a cobrança de um valor fixo, mas que seja acessível à sua audiência. Posteriormente, você pode oferecer serviços com um ticket mais alto.

Quanto à duração do evento, ela pode variar dependendo do segmento e do tema proposto, mas não deve ser mais do que 1 ou 2 dias.

9. Livros

Bem antes da era digital, o livro já era um dos instrumentos mais usados para compartilhar conhecimentos em todo o mundo. E agora, com a ascensão do e-book e da autopublicação, nunca foi tão fácil publicar seu material por conta própria, sem a dependência de nenhuma editora.

Mas fique atento: se você pretende publicar um livro sobre seu projeto de desenvolvimento pessoal, é preciso considerar algumas questões.

A primeira é que, se você ainda está começando a atuar na área, mesmo que siga uma metodologia eficaz e já tenha obtido resultados, é preciso um pouco mais de tempo para validar as técnicas e reunir mais dados que mostrem um impacto real na vida dos usuários.

A segunda é que, com o aumento dos títulos de autoajuda e desenvolvimento pessoal no Brasil, é muito importante que a sua publicação seja bem fundamentada para atrair a atenção do público-alvo e não gerar questionamentos, que podem causar sérios danos à imagem do autor.

No mais, a edição do livro continua sendo um formato muito atual, além de ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro e adquirir mais autoridade em seu nicho de mercado.

10. Patrocínio e Merchandising

Imagine que você está há um certo tempo na sua área de atuação e, portanto, já tem autoridade suficiente e uma boa reputação online.

Com isso, o número de pessoas que acompanham seu trabalho nas redes sociais aumenta cada vez mais, fazendo com que você se torne uma verdadeira referência dentro do seu nicho.

Agora, imagine que a sua popularidade na internet seja tão grande a ponto de influenciar as pessoas com quem você fala.

É isso o que fazem os Digital Influencers, uma profissão inventada pelos jovens da geração Y e desejada por 99,9% das pessoas que vendem seus produtos e serviços na internet.

Afinal, ter seu trabalho reconhecido e conquistar uma legião de seguidores na rede não é para qualquer um, e isso tem um grande apelo para as vendas. Por essa razão, os Digital Influencers são valorizados como celebridades virtuais e conseguem rentabilizar o uso de sua própria imagem fazendo posts publicitários — ou merchandising.

Em outras palavras, eles são pagos para promover um produto ou serviço nas suas redes sociais, que possuem grande alcance, mencionando-o em seus vídeos, blogs etc.

Além da chance de ganhar dinheiro com publiposts, o Digital Influencer também pode ser patrocinado por uma marca — ou várias.

Portanto, esta dica final é de ouro: atualmente, uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet é fornecendo conteúdo de qualidade para sua audiência e tornando-se um Digital Influencer.

Mas não pense que é fácil. Para chegar lá, é preciso ter perseverança e um trabalho muito consistente, pois leva tempo.

Conclusão

O mundo está evoluindo numa velocidade assustadora. Tarefas que antes eram complicadas de se realizar sozinho, hoje fazem parte do cotidiano. Todos os dias, surgem ferramentas que nos permitem ir mais longe, criando novas formas de aprender, se relacionar e trabalhar.

Além disso, estamos em plena era da informação, onde a tecnologia nos dá autonomia para gerar e compartilhar todo o tipo de conteúdo.

Se você ainda não percebeu o valor que o seu conhecimento tem, está perdendo grandes oportunidades de ganhar dinheiro.

Aulas online ou presenciais, palestras, workshops, consultorias, mentorias, coaching e muito mais. Todos os formatos que apresentamos acima são muito fáceis de criar, exigindo apenas explorar o máximo das suas habilidades profissionais e um pouco do seu tempo.

Portanto, aproveite as nossas 10 dicas de como ganhar dinheiro com o seu conhecimento e comece o ano transformando seu maior talento em um negócio rentável e de baixíssimo custo!

E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber atualizações semanais com outras maneiras de ganhar dinheiro!