O Brasil é um país que sofre com a grande instabilidade econômica e as altas taxas de desemprego, o que aumenta ainda mais o custo de vida. Muitas vezes, mesmo tendo um salário fixo acima da média, a quantia acaba não sendo suficiente para arcar com as despesas e os profissionais são obrigados a diversificar suas fontes de renda.

Ganhar menos do que gostaria ou do que precisa é motivo de grande apreensão para a maioria das pessoas. Por isso, a pergunta mais frequente que ouvimos é “Qual a melhor forma de ganhar dinheiro nos dias atuais”?

Fundos de investimento de alto risco? Ações? Moedas virtuais? Nada disso! A resposta é mais fácil do que se pensa. Basta saber usar o seu conhecimento, que é o maior bem que você possui.

Transformar-se em especialista em algo e criar uma solução para vender na internet é a melhor forma de ganhar dinheiro hoje em dia. Se você ainda não acredita ou não sabe como é possível, fique de olho neste post e entenda como qualquer pessoa pode viver exclusivamente do seu conhecimento. Você vai ver como é simples!

Porque o conhecimento é a bola da vez

Dada a estrutura disponível atualmente, a internet oferece inúmeras oportunidades de vender o seu conhecimento e criar um negócio rentável. Tendo uma conexão de alta velocidade é possível se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, por meio de chat, telefone ou vídeo.

Essas ferramentas permitem que muitos profissionais possam viver exclusivamente do seu conhecimento.

É claro que sempre vão existir pessoas falando sobre os mesmos assuntos e de forma até parecida, mas ninguém vai transmitir esse conhecimento de maneira exatamente igual.

A sua voz, o jeito de falar, suas experiências de vida, sua bagagem cultural, tudo isso vai interferir na maneira como o seu conhecimento é transmitido e assimilado pelo público. Por isso dizemos que ele é único e fundamental. E também, por mais que a sua forma de resolver um problema não agrade a alguns, sempre vai haver quem se identifique e consiga obter resultados com o seu método.

Por isso, os empreendimentos na área de desenvolvimento pessoal, onde você compartilha seu conhecimento para auxiliar outras pessoas, têm se destacado como uma das melhores soluções para ganhar dinheiro nos dias de hoje.

O que vai acontecer com a maioria das profissões nos próximos anos

Estamos convivendo com uma tendência crescente de automatização, onde os robôs e algoritmos estão substituindo pessoas em funções em que, até poucos anos atrás, a ação humana era fundamental.

Isso pode ser visto na maior parte das organizações, desde as indústrias, onde o trabalho é mais operacional, até as atividades que necessitam de raciocínio, como ocorre na área jurídica em casos mais simples, onde existem jurisprudências.

Uma outra área que sofre grande impacto devido à automatização de processos é a contábil. Nos escritórios de contabilidade, a maior parte das atividades que antes eram realizadas manualmente e demoravam algumas horas, hoje são realizadas por softwares especializados em poucos minutos.

Então, qual a melhor forma de ganhar dinheiro e sobreviver neste mercado, onde a maioria dos profissionais estão sendo substituídos por máquinas? Transformando o seu conhecimento em um negócio de alta rentabilidade! É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.

Como você pode aproveitar o seu conhecimento para rentabilizar

Não existe melhor meio para encontrar pessoas que precisam do seu conhecimento do que a internet. Nela, é possível selecionar o seu público-alvo e entregar uma solução relevante a ele. Mas qual seria o jeito mais eficaz de detectar potenciais clientes e vender o seu conhecimento? Identificando um micronicho.

Isto é, a melhor maneira de ganhar dinheiro na internet é focando em um grupo muito pequeno de pessoas e oferecendo uma solução que elas precisem.

Como escolher o micronicho certo para você?

Pense em uma atividade que goste de fazer, independentemente de ter cursado uma faculdade na área. Mas é importante pesquisar para saber se ela é mesmo rentável, ok?

Existem alguns sites especializados em identificar tendências de mercado que podem gerar boas ideias de negócio. O principal deles é o Google Trends, onde você terá acesso a diversas informações úteis, como volume de buscas em um determinado segmento e possíveis micronichos.

Veja um exemplo de micro nicho e tente fazer esse exercício para definir o seu:

Ricardo é um administrador de empresas que sabe falar mandarim. Sabemos que a demanda pelo idioma em algumas áreas de atuação está crescendo, por isso, a procura por aulas também aumentou. E a verdade é que não existem tantos professores capacitados nesse idioma, logo, ensinar mandarim é uma grande oportunidade de ganhar dinheiro com seu conhecimento.

Entendeu como funciona? Ao encontrar uma demanda crescente de mercado que não tenha muitos profissionais capacitados para supri-la, é nesse público-alvo que você deve mirar para criar a sua oferta. Assim, as chances de atrair clientes muito interessados nela será bem maior.

Quando você deve começar, e de que forma

O momento certo para fazer isso está muito relacionado à sua fase de vida. Se está empregado ou não, se está suficientemente motivado. Obviamente, é algo muito particular.

Porém, mesmo que você tenha um emprego formal, se o seu objetivo é buscar uma nova forma de ganhar dinheiro, o quanto antes você começar a dar os primeiros passos melhor, pois não é algo que se pode fazer do dia para a noite.

Afinal, toda mudança de vida requer tempo, e para criar um novo negócio, é preciso planejamento, pesquisa de mercado, pensar em uma solução inovadora e testá-la com potenciais clientes. Usando uma metáfora bem simples, é preciso sair da arquibancada e “entrar em campo” para saber se existe um mercado disposto a comprar a sua oferta.

O mundo do empreendedorismo é daqueles que não têm medo de se expor, muito menos de errar!

Conclusão

Todo mundo quer saber qual a melhor forma de ganhar dinheiro, não é mesmo? Demos a dica certeira: o caminho é investir naquilo que você mais gosta de fazer, baseado no seu conhecimento, e que tenha uma boa aceitação do mercado.

Ao reunir esses 3 itens, você terá uma solução perfeita para entregar ao seu público-alvo, que deve pertencer a um segmento muito específico (micronicho).

É bom saber que, mesmo com as máquinas tomando os postos de trabalho das pessoas, os negócios digitais são a porta de entrada para se livrar do fantasma do desemprego e, de quebra, desenvolver um trabalho explorando seu conhecimento e mais alinhado ao seu propósito de vida.

Portanto, não adie mais essa decisão tão importante! Quer uma ajuda? Inscreva-se na nossa newsletter e confira conteúdos exclusivos que mostram as melhores formas de ganhar dinheiro e trabalhar online!