Abrir um negócio com pouco dinheiro é sonho ou realidade? Parece difícil acreditar que é possível ter uma atividade rentável investindo pouco, mas com o crescimento da área de serviços e das mídias digitais, essa já é uma realidade de muitos brasileiros.

E é fácil compreender o porquê. Vender um serviço não requer altos investimentos, pois depende somente do conhecimento e da habilidade do empreendedor em entender com qual tipo de negócio ele mais se identifica (no que ele é realmente bom) e o que o mercado precisa.

Portanto, não espere uma oportunidade ou melhores condições econômicas para abrir o seu próprio negócio. Basta observar o mercado para ver que existe uma demanda crescente de profissionais em determinados segmentos.

Na sequência, entenda por que a prestação de serviços pode ser mais lucrativa do que a venda de qualquer produto físico, dominando a lista dos 5 melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.

Serviços são o caminho da rentabilidade com baixo investimento

Como falamos, se você está sem grana para abrir em um negócio, mas tem vontade de empreender, a prestação de serviços é o caminho.

Inicialmente, você pode trabalhar sozinho e investir tempo no desenvolvimento do negócio. Com muita determinação, é possível aplicar suas habilidades em algo que trará retorno financeiro sem a necessidade de investir muito dinheiro para isso.

Claro que, se correr tudo bem, com o passar do tempo, seu negócio vai precisar de investimentos para aumentar o alcance. E é essa a esperança de qualquer empreendedor, não? Mas nesse momento, você já terá capital de giro suficiente para crescer.

Serviços braçais/repetitivos serão feitos cada vez mais por robôs

No mundo inteiro, existe uma tendência muito forte do uso da inteligência artificial, isto é, robôs executando tarefas no lugar dos humanos. E não são só aqueles robôs físicos, já muito utilizados na indústria automotiva. São computadores capazes de desempenhar atividades tal qual os seres humanos, nas mais diversas áreas de atuação.

Na Austrália, por exemplo, já existe um robô fabricado pela IBM para atuar na área jurídica. Numa companhia que empregava milhares de advogados, parte dos trabalhadores que executavam tarefas operacionais foram substituídos pelo robô, batizado pelo nome de Watson.

Pelo que dá para perceber, não há como fugir da automação. Em pouco tempo, as funções operacionais serão todas executadas por máquinas, então, se o seu trabalho envolve tarefas repetitivas, é preciso estar preparado e antecipar-se a essa transformação, caso contrário você ficará sem emprego em um futuro próximo.

E como é possível se diferenciar nesse sentido? Por meio do seu conhecimento! É bem verdade que as máquinas já são capazes de assimilar conteúdos, porém, é pouco provável que elas consigam superar os humanos na capacidade de ter novas ideias e criar, por exemplo.

Pensando nisso, listamos abaixo os 5 melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, com base no seu conhecimento. Veja agora como superar os robôs e faturar exercendo uma atividade que você realmente goste!

1. Transportes

Serviços de aplicativos, tais como Uber, 99 Táxis e Rappi, são bem recentes no mercado e vêm crescendo muito nos últimos anos. E o melhor é que eles ainda dependem de pessoas para fazê-los.

O interessante neste tipo de serviço é olhar para dois fatores: a sua localização geográfica e os eventos sazonais da sua região, pois, de acordo com a época do ano é possível faturar um pouco mais, como nos feriados, por exemplo.

Os carros de aplicativos aumentam muito o faturamento aos finais de semana ou em época de temporada, principalmente se você estiver em uma região turística.

Vale lembrar que, para exercer essa atividade, é preciso ter carteira de habilitação e documentos do veículo em dia.

2. Tradução

Com certeza, você já deve ter usado um aplicativo de tradução automática. Pois é, essa também é uma função que está sendo tomada pelos robôs, mas aí vem a boa notícia: eles ainda não dão conta de fazer uma tradução perfeita.

Afinal, a tradução realizada por máquinas, por mais avançada que seja, ainda é falha em identificar alguns aspectos de linguagem, como gírias e concordância, ou fazer traduções mais específicas, como as literárias, juramentadas etc.

Por essa razão, o trabalho como tradutor permanece sendo um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, principalmente porque é muito comum que as empresas estrangeiras queiram traduzir conteúdos do português para a língua de origem e vice-versa. Mas atenção: para atuar nessa área, é preciso focar em um ou dois idiomas e se especializar.

3. Redação

A redação e o marketing já eram bastante populares antes do desenvolvimento das novas tecnologias. Mas, com o avanço da internet e das redes sociais, a produção de conteúdo tornou-se uma condição quase obrigatória para a sobrevivência das empresas, por isso, este serviço também é considerado uma das melhores opções de negócios para abrir com pouco investimento.

Um levantamento da empresa Netcraft apontou a existência de aproximadamente 1,45 bilhões de sites até abril de 2019.

A maioria desses sites pertence a organizações com fins lucrativos, que por sua vez, precisam de conteúdo qualificado para atrair clientes às suas páginas web.

Tudo isso transforma o redator web numa figura indispensável para os empreendedores que buscam atrair clientes pela internet.

Dessa forma, profissionais que tenham habilidades em escrever textos ou elaborar qualquer outro tipo de conteúdo (web design, fotografia, vídeos ou áudios) têm grandes chances de construir uma carreira de sucesso na área, aplicando apenas aquilo que sabem fazer de melhor.

4.Consultoria

Se você possui experiência em algum segmento de negócios, fruto de muitos anos de atuação na área, com certeza existem empresas que precisam dos seus conhecimentos para melhorar seu desempenho.

Não importa qual a sua experiência, o importante é que você consiga transmiti-la aos colaboradores da empresa e buscar soluções para aprimorar os processos dentro da sua área de especialização.

Atualmente, os consultores são muito procurados por serem profissionais altamente especializados, o que faz da consultoria um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.

Mas como encontrar clientes neste mercado que já é tão concorrido?

Buscando um subnicho e utilizando as técnicas de prospecção pelas redes sociais ou por meio da sua rede de contatos.

O segredo é saber exatamente quem é o seu público-alvo e depois utilizar as técnicas corretas para encontrar ou ser encontrado pelos seus clientes.

5. Coaching

Outro profissional que está em plena ascensão no mercado é o coach, um especialista em desenvolver pessoas e capacitá-las para que elas possam atingir suas metas, seja na esfera profissional ou pessoal.

Em outras palavras, trata-se de ter um conjunto de técnicas para auxiliar o cliente a realizar algo que, por alguma razão, ele não esteja conseguindo fazer sozinho.

O mercado de trabalho não perdoa quando o assunto é desempenho, e os profissionais, especialmente os grandes executivos, sentem na pele a cobrança por alta performance. Por isso, eles acabam recorrendo ao coach na busca por melhores resultados.

Mas o coaching não precisa ser somente voltado à área empresarial. Há uma infinidade de nichos e subnichos em que esse profissional pode atuar, tais como finanças pessoais, cuidados do corpo e da mente, relacionamentos.

Basta ter o conhecimento e a especialização necessárias e estudar o mercado, a fim de criar uma metodologia de trabalho diferenciada para conquistar clientes.

É importante ressaltar que o coaching deve ser encarado como meio, ou seja, uma forma de auxiliar seu coachee a atingir seus objetivos. Dessa forma, o profissional não deve realizar o trabalho pelo seu cliente, e sim orientá-lo para que ele consiga cumprir suas tarefas e alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

A partir do momento em que o seu assessorado conseguir obter resultados concretos com o seu método, você também estará atingindo seus objetivos, ganhando reconhecimento no mercado e conquistando uma boa remuneração por isso.

Agora que você já conhece as melhores opções de negócios para abrir com pouco dinheiro, escolha a sua e comece já a realizar suas metas!

Conclusão

O mercado de serviços está em alta, o que possibilita a abertura de novos negócios com pouco dinheiro ou até mesmo sem nenhum investimento.

Essa é uma esperança para quem está buscando recolocação ou quer sair do emprego para trabalhar por conta própria. Mas, às vezes, é difícil enxergar essas oportunidades, devido à ansiedade, medo ou resistência às mudanças, o que é natural nessa situação.

Porém, uma coisa é certa: você não pode deixar que esses sentimentos atrapalhem a sua vontade de vencer. Afinal, as chances para empreender estão aí e, para aproveitá-las, você só precisa ter conhecimento em alguma área específica, foco e muita determinação.

Depois de ler essa lista com os 5 melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, com certeza você já sabe em qual dessas funções poderá se sair melhor e ganhar mais dinheiro.

Mas, caso ainda não ainda não tenha uma ideia formada, não se preocupe! Nós, da BMind, podemos ajudá-lo a encontrar o seu negócio ideal e rentabilizar usando o seu talento.

Assine a newsletter e continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos para saber mais!