As pessoas decidem montar seus próprios negócios, mas não investem em mentoria, e por isso acabam tomando muitas decisões erradas, seja por falta de conhecimento ou de visão estratégica.

Ao investir em uma mentoria para empreendedores, é possível mudar o futuro da sua empresa. O mentor é um profissional que sabe solucionar problemas e ajuda seus clientes a desenvolverem as competências necessárias para empreender com sucesso. O mentor ainda pode ter a vantagem de ter uma rede de contatos na área, o que pode facilitar as negociações para seus clientes.

Ter um mentor faz com que você economize tempo e dinheiro, garantindo o futuro da empresa. Se você não quer correr riscos desnecessários como empreendedor, e quer saber como contratar o mentor certo, leia até o final!

O que é uma mentoria e porque o empreendedor deve contratar

A mentoria nada mais é que a relação, normalmente profissional, entre duas pessoas em que uma delas tem conhecimento fruto de experiência e a outra precisa desse conhecimento. Informalmente, o mentor pode ser um pai ou um professor, que usa as próprias vivências para aconselhar e ajudar nas adversidades da vida.

No caso da mentoria para empreendedores, o mentor é uma pessoa que tem ou já teve um negócio igual ou similar ao negócio do seu mentorado. Ele precisa dessa experiência prévia para antecipar problemas e ter soluções rápidas, mesmo quando são problemas muito específicos de determinado tipo de empresa.

O mentor tem o papel de transmitir seu conhecimento e orientar a condução do empreendimento, seja ele qual for. Afinal, ele já atuou na área e enfrentou as mesmas dificuldades, por isso sabe como proceder em situações que são novidade para o empreendedor iniciante.

É claro que o mentor não é infalível, mas ele diminui as chances de cometer erros, apontando falhas na estratégia e mostrando caminhos inexplorados para o negócio. É com ele que o empreendedor pode discutir os rumos do negócio, analisar oportunidades e evitar erros de principiante.

7 benefícios diretos de contratar uma mentoria para seu negócio

A mentoria para empreendedores beneficia diretamente o empreendimento, poupando tempo e dinheiro e evitando muitas dores de cabeça. Veja como ter alguém experiente com quem contar faz toda a diferença no andamento dos negócios.

1. Conhecimento

Entre as maiores vantagens da mentoria para empreendedores está o repasse de conhecimento.

O mentor precisa compartilhar com seu mentorado suas experiências anteriores e mostrar o que foi aprendido a partir delas. Ou seja, ele fornece atalhos para o empreendedor, já mostrando o melhor caminho sem que seja necessário passar por um processo de tentativa e erro.

É nesse quesito que a mentoria supera a consultoria. Enquanto o consultor apresenta um relatório, com sugestões e falhas da empresa, o mentor vai além. Na mentoria ocorre um processo de aprendizado, de forma que você saiba tomar decisões sozinho no futuro.

2. Networking

Na mentoria para empreendedores, o mentor precisa ser uma pessoa de sucesso e do mesmo ramo de atuação do mentorado. Dessa forma, é muito provável que ele tenha contatos, como por exemplo investidores, fornecedores, parceiros e até a sua concorrência. O networking pode abrir muitas portas, especialmente para quem está começando.

3. Produtividade

Produtividade é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços entregues em determinado período de tempo. Ser mais produtivo significa reduzir o tempo ou a energia necessários para produção, o que tem uma relação estreita com o lucro da empresa.

O mentor ajuda a aumentar a produtividade na medida em que propõe melhorias e corrige erros com rapidez. Por sua experiência, ele tem mais facilidade para perceber gargalos ou identificar onde está a falha de um processo produtivo.

4. Tempo para atingir metas

A mentoria para empreendedores é uma maneira de encurtar o caminho até seus objetivos. O mentor conhece atalhos, que acabam facilitando o cumprimento de metas.

Além disso, o mentor também pode auxiliar no processo de construção das metas. Muitas vezes ele é mais realista que o empreendedor iniciante, por isso traça metas e estipula prazos mais sensatos.

5. Redução de Custos

A redução de custos é uma consequência do seu aumento de produtividade e da aproximação das metas. Ao tomar conhecimento de atalhos e cometer menos erros, seus custos diminuem. O networking também pode ter um papel na redução de custos, com possíveis parcerias com fornecedores, por exemplo.

6. Cultura

A cultura de uma empresa é o que define suas práticas internas, seus valores e a mentalidade dos colaboradores. Em uma mentoria para empreendedores, existe a orientação para criar ou modificar essa cultura, de forma que ela também contribua para os objetivos da organização e para a visibilidade da empresa.

A cultura organizacional tem ainda um papel importante na motivação dos funcionários, o que interfere no funcionamento da empresa como um todo, e por isso é muito importante.

7. Visão Estratégica

Para empreendedores, a mentoria é capaz de desenvolver competências como a visão estratégica, ou seja, a capacidade de fazer planos para cumprir com as metas da empresa, conquistar clientes, aumentar a lucratividade ou melhorar a imagem da organização, por exemplo.

Ampliar o campo de visão do empreendedor e desenvolver seu pensamento estratégico é um grande diferencial da mentoria para empreendedores. Nesse tipo de trabalho, o mentorado aprende a conduzir melhor o seu negócio e a pensar por si mesmo, na medida em que o mentor compartilha experiências e promove reflexões.

Como escolher o mentor ideal para seu modelo de negócios

O requisito número um para ser um mentor é ter experiência no mesmo ramo de atuação do seu mentorado. O motivo é que cada negócio tem suas limitações específicas, suas vantagens e características únicas, que devem ser conhecidas pelo mentor.

Ou seja, se você é dono de uma loja de calçados, invista em um mentor que já teve ou ainda tem uma loja similar, com certeza ele será muito mais assertivo do que um mentor que já foi dono de um consultório de psicologia, por exemplo. Ambos são empreendedores, mas seus ramos de atuação diferem e quem teve sucesso em um pode não compreender as dificuldades do outro.

O segundo requisito básico em uma mentoria para empreendedores é que o mentor seja um profissional de sucesso. Ele pode já ter passado por um processo de erros e acertos ou pode ter alcançado o sucesso rapidamente, o importante é que ele saiba como proceder diante dos problemas e te ajude a ter sucesso também.

Podemos dizer que o seu mentor é uma pessoa que está na posição que você deseja alcançar no futuro. Afinal, ele obteve sucesso no mesmo ramo de atuação e é considerado uma autoridade na área.

Uma questão relevante, embora não obrigatória, é a formação acadêmica do mentor: uma graduação garante a base teórica para o trabalho do mentor.

Há, também, os cursos de mentoring, que qualificam esse profissional para o atendimento de empreendedores usando técnicas comprovadamente eficazes. Por isso, antes de contratar uma mentoria para empreendedores, acesse o LinkedIn ou confira o currículo do mentor.

Existem mentores para os mais diferentes setores de uma empresa, de forma que existe ainda a possibilidade de contratar mais de um profissional por vez. Essa é uma opção interessante para quem ainda não está com a empresa estruturada e pode escolher, por exemplo, um mentor para auxiliá-lo na direção e outros para o RH ou para o TI.

Tempo e Dinheiro: os recursos que você deve equilibrar

A princípio, o empreendedor pode pensar que a mentoria tem um custo muito elevado e por isso não compreendê-la como vantajosa para seu negócio. Entretanto, os benefícios da mentoria para empreendedores superam em muito o valor do investimento.

Sem uma mentoria, você acaba perdendo muito tempo com questões que podem ser facilmente resolvidas por quem tem a expertise necessária. Com a orientação de um mentor, fica mais fácil resolver problemas cotidianos com agilidade e então focar sua atenção e seu tempo em questões relevantes para o futuro da empresa a longo prazo.

O melhor investimento para um empresário é aquele que vai contribuir para os lucros e ao mesmo tempo poupar seu tempo. No caso de uma mentoria para empreendedores, existe uma terceira vantagem, que é o seu ganho de conhecimento.

Mentoria online ou presencial?

A mentoria para empreendedores pode ocorrer online ou presencialmente, sendo que ambas as alternativas têm vantagens e desvantagens.

O que elas têm em comum é que o mentor deve estar sempre disponível para responder dúvidas ou discutir questões relacionadas ao empreendimento. Ele faz as perguntas certas para que o cliente reflita e saiba como proceder.

No caso da mentoria presencial, existe a vantagem de o mentor ver seu negócio com os próprios olhos, estando atento a focos de melhoria ou falhas, por exemplo. Ele não depende da sua interpretação, e por isso talvez possa levantar questões que não estavam no seu radar. Além disso, a conversa frente a frente pode ser muito mais produtiva que a conversa online.

Já a mentoria pela internet tem duas vantagens. A primeira é que permite investir em um mentor extremamente qualificado mesmo que ele não resida na sua região. Muitas vezes o deslocamento frequente é inviável e você deixa de contar com um bom mentor devido à distância.

Além disso, a mentoria online permite que você grave suas reuniões e reveja mais tarde o que foi discutido com o mentor. Na mentoria presencial, os áudios de reuniões não têm boa qualidade e fica difícil acompanhar, caso tenham sido analisados documentos ou planilhas.

Quanto pode custar uma mentoria

A mentoria pode ter diversos formatos, desde uma associação de pai e filho até a contratação de uma mentoria para empreendedores. Existem mentorias voluntárias, mentorias informais e mentorias profissionais, assim, os custos também podem variar muito.

Considerando apenas as mentorias pagas, o valor também é muito variável. Esse investimento depende principalmente do nível de autoridade do mentor e dos resultados que ele efetivamente pode trazer para o cliente. Por isso, antes de contratar um mentor, é interessante analisar o perfil dele e perguntar sobre outros empreendedores auxiliados por ele.

Muitos mentores trabalham ainda com pacotes, nos quais as sessões ficam mais baratas em maiores quantidades. Lembre-se que a mentoria é um serviço totalmente personalizado, e por isso é muito difícil de precificar.

Quanto custa não ter um mentor

Se a mentoria para empreendedores é difícil de precificar, o custo de não ter um mentor é ainda mais difícil.

Esse cálculo tem variáveis infinitas, pois os benefícios de uma mentoria são muito diferentes entre uma empresa e outra, assim como o tempo necessário para que as mudanças estabelecidas na mentoria tenham efeito nos lucros.

Mensurar resultados do que o uma mentoria poderia trazer é impossível, mas é certo que não ter uma boa orientação pode custar muito caro para qualquer empresa.

A maioria dos empreendimentos não chega a durar 5 anos, um cenário que seria muito diferente se todo empreendedor investisse em mentoria, como forma de evitar erros, ter motivação e mais produtividade.

O investimento feito em uma mentoria retorna para o caixa da empresa na forma de lucro. Esse lucro pode vir a curto prazo, mas se a mentoria foi bem aplicada, seus resultados serão duradouros. Ou seja, os resultados ultrapassam em muito o investimento.

Conclusão

O mentor é um profissional qualificado e de sucesso, que dá suporte e motivação para seus clientes.

Na mentoria para empreendedores, o mentor usa suas experiências anteriores para auxiliar na condução de um negócio, sendo muito mais participativo que um consultor. Trabalhando em conjunto com o empreendedor, ele é capaz de tornar a empresa mais produtiva.

O grande diferencial do mentor é que ele ajuda o cliente a desenvolver habilidades e competências, para que esse empreendedor seja capaz de gerenciar a empresa sozinho e alcançar o sucesso. Para isso, é preciso que o mentor conheça bem o ramo de negócios em que o cliente atua.

Você sabia que você também pode ser um mentor? Basta identificar uma área na qual você tenha muita experiência e se dedicar a um novo formato de trabalho. Veja 7 exemplos de mentoria e inspire-se!