Se você está em busca de um negócio para ganhar dinheiro, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você vai ver como investir pouco e ter um alto retorno financeiro desenvolvendo um empreendimento baseado naquilo que você mais tem a oferecer: seu conhecimento.

Boa leitura!

Produto x serviços: qual é o melhor?

Quando decidimos abrir um negócio para ganhar dinheiro, é comum surgir a dúvida entre vender produtos ou serviços. Afinal, vemos profissionais e empresas de sucesso em ambos segmentos. No entanto, é necessário analisar a sua realidade, assim como o mercado e as possibilidades que ele apresenta.

Houve um tempo em que vender produtos era altamente rentável. Porém, existe uma tendência de “commoditização” dos produtos. Ou seja, é difícil desenvolver produtos inovadores, pois exige altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de um tempo que a maioria dos empreendedores não têm.

Além disso, a venda de produtos exige infraestrutura, contratação de pessoal e um processo logístico bem desenvolvido para poder escalar as suas vendas. No final, o investimento necessário para tudo isso torna o negócio inviável.

Por outro lado, a oferta de serviços é mais simples. No início, é possível ganhar dinheiro com seu negócio dependendo apenas de você e da sua vontade de oferecer o seu conhecimento a outras pessoas.

Você mesmo pode prospectar clientes, desenvolver um método exclusivo que possa ser patenteado e comercializado sem que outras pessoas o copiem e realizar todo o atendimento ao cliente.

A dificuldade que os serviços apresentam é a escalabilidade, afinal, você é um só. Todavia, atualmente existem meios para escalar a oferta de serviços e o principal deles é a internet.

Os tipos de serviços mais comuns

Se você analisar o mercado e as profissões em geral, vai perceber que o tipo mais comum de serviço é o braçal. Isto é, aquele em que a pessoa tem que estar fisicamente presente para que o serviço seja realizado.

Por exemplo: um dentista leva anos para se formar e faz um investimento alto na sua formação. Quando inicia sua carreira, ele tem que estar no consultório o máximo de tempo possível para atender ao maior número de pacientes e assim obter sua remuneração.

Esse modelo tradicional é baseado na comercialização das horas que o profissional tem disponíveis. Como as horas do dia são escassas, apenas 24, fica praticamente impossível escalar a oferta desses serviços.

Para ampliar o atendimento, o dentista, assim como qualquer outro profissional que trabalhe dessa forma, precisa contratar outras pessoas. E quanto mais pessoas envolvidas no processo, mais onerosa a operação se torna.

Em outras palavras, não dá para escalar sem aumentar consideravelmente os custos do empreendimento.

Por que os serviços básicos têm baixo valor agregado

Serviços básicos, como a limpeza de uma casa ou o atendimento ao cliente em uma lanchonete, podem ser feitos por qualquer pessoa. Diante disso, eles são vistos como de baixo valor agregado, afinal, a quantidade de pessoas que podem realizar esse tipo de tarefa é muito grande.

Quando um serviço não exige conhecimento especializado, ele costuma ser mal remunerado. Portanto, o melhor negócio para ganhar dinheiro hoje em dia é adquirir um conhecimento profundo sobre determinado nicho de mercado e oferecer esse conhecimento em forma de serviço.

Por que você deve vender o seu conhecimento

Quando você vende o seu conhecimento, não o está trocando por horas, mas sim pelo poder de transformação que ele tem.

O mesmo dentista que mencionamos anteriormente pode usar o conhecimento acumulado ao longo da carreira para ensinar outros dentistas e assim desenvolver um negócio para ganhar dinheiro sem precisar vender suas horas de trabalho.

Mesmo que ele dedique um mês inteiro para desenvolver um curso, por exemplo, esse curso pode transformar a vida de centenas de pessoas ao mesmo tempo. Portanto, o custo desse investimento se dilui, gerando um retorno financeiro muito maior do que continuar atendendo pacientes na clínica.

Por que vender seu conhecimento tem baixíssimo custo e lucro maior

Ao contrário do modelo tradicional, em que estudamos muito para trocar poucas horas de trabalho braçal por dinheiro, a venda de conhecimento tem baixíssimo custo e maior rentabilidade.

O motivo é simples: o conhecimento está na sua cabeça. Ele não precisa de uma estrutura física ou de equipamentos para se tornar uma fonte de renda. Tudo o que você tem a fazer é dedicar seu tempo a desenvolver uma solução que atenda a uma necessidade específica de um nicho de mercado.

Seguindo com o nosso exemplo do dentista, imagine que, durante sua carreira, ele teve muito sucesso em captar clientes. Ele pode ensinar as técnicas usadas e compartilhar a sua experiência sobre o que funciona e o que não funciona no ramo odontológico.

Vários profissionais do mesmo segmento que sentem dificuldades em prospectar clientes se sentiriam felizes em obter esse auxílio. Afinal, sem clientes eles não conseguem rentabilizar seus consultórios.

É claro que, no início, é necessário dedicar tempo para entender o perfil do seu público e como você pode ajudá-lo. Mas o investimento financeiro é praticamente inexistente.

Num segundo momento, você vai ter que prospectar clientes para vender a sua solução. E esse atendimento será de um para um, isto é, personalizado para cada pessoa que se interessar pelos seus serviços.

Em pouco tempo, você terá adquirido a experiência necessária para atender grupos de pessoas, oferecendo um método já comprovado por outros profissionais.

Finalmente, com um método de trabalho consolidado, você poderá formatar um serviço escalável, que seja adequado para um grande número de pessoas. Assim, poderá ganhar dinheiro com um negócio totalmente baseado naquilo que dificilmente alguém poderá copiar: seu conhecimento.

Conclusão

Concluindo a nossa conversa, o melhor negócio para ganhar dinheiro hoje em dia é usar seu conhecimento.

Primeiro, porque ele exige baixíssimo investimento inicial e tem um potencial gigante de gerar resultados financeiros. Em segundo lugar, porque o conhecimento que você tem não pode ser copiado por outras pessoas, portanto, ele é único.

Tudo o que você tem a fazer é eleger um segmento em que tenha conhecimento e experiência, desenvolver um método e buscar os seus clientes. E onde encontrar esses potenciais clientes? É o que você confere no post Prospecção Ativa: o segredo por trás de quem realmente vende em início de carreira. Não deixe de conferir!