Você já parou para pensar na pergunta acima? Vamos um pouco mais além: o que é sucesso para você?

É algo que depende de ser bem-sucedido profissionalmente e ganhar muito dinheiro? Ou trata-se de ser realizado naquilo que faz e terminar um dia feliz com aquilo que realizou?

Cada um tem uma noção muito particular sobre o que é o sucesso. Mas seja qual for a sua, uma coisa é certa: para chegar lá, é preciso ter um projeto de vida.

Este artigo propõe uma reflexão sobre projeto de vida e explica o que fazer para traçar e realizar o seu, caso ainda não tenha alcançado o seu ideal de sucesso.

Gostou da proposta? Então, continue conosco e descubra a chave para ser uma pessoa mais realizada no âmbito pessoal e profissional!

O que é o projeto de vida de cada um de nós?

A forma mais simples de traduzir o que é um projeto de vida é remetendo aos sonhos, que são o que nos move todos os dias. Ter um projeto de vida é, simplesmente, saber organizá-los.

Pode ser uma organização mental, no papel ou numa planilha, não importa. O importante é saber onde se está e aonde quer chegar, pois quando temos clareza sobre isso, torna-se mais fácil elaborar um trajeto para a realização.

O seu projeto de vida deve contemplar tanto os suas metas pessoais quanto as profissionais.

Qual o real motivo do sucesso de algumas pessoas

Por que algumas pessoas obtêm sucesso na vida e outras não? Isso está relacionado a uma palavrinha, que é a realização.

A realização pode ser pessoal ou profissional, mas ela deve estar presente em algum grau na nossa vida para que possamos nos sentir bem.

A prova disso é um estudo feito por um instituto de pesquisa americano, o National Bureau of Economic Research, que relata que a fase mais infeliz na vida de um ser humano é por volta dos 50 anos.

Entre os 20 e os 40, ainda temos energia suficiente para trabalhar e realizar nosso projeto de vida. Mas, ao se aproximar dos 50, temos mais preocupações com a saúde e família — geralmente com filhos jovens —, o que rouba nossa energia física e mental.

Por isso, o indivíduo que está na meia-idade já não possui mais tantas ambições. Essa é a hora em que, geralmente, as pessoas caem na realidade e pensam : “eu já não tenho mais tanto tempo para realizar aquele sonho antigo”.

Assim, chegamos à conclusão de que o verdadeiro motivo para algumas pessoas terem sucesso e outras não é o senso de realização, ou seja, a sensação de estar fazendo algo que as realiza.

Então, pare e pense: se atualmente grande parte do seu tempo é dedicada a atividades com as quais você não se sente realizado, é hora de reavaliar o que está fazendo. Se acha que é um sacrifício levantar da cama todos os dias para ir trabalhar, talvez tenha de abandonar seu emprego atual e tentar fazer algo diferente.

O que pode acontecer, também, é estar totalmente realizado no trabalho, mas ter muitas dificuldades na vida pessoal. Nesse caso, é preciso também buscar alternativas para encontrar essa realização, pois só é possível ser feliz quando a gente consegue equilibrar os dois lados da balança.

Por que seu projeto de vida pode não estar funcionando como gostaria

Se você já tem uma certa idade e experiência, talvez esteja se perguntando:  por que o meu projeto de vida não está dando certo?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica que faça com que algumas pessoas se sintam realizadas e outras não, entretanto, ninguém nasce sabendo. O que se deve fazer é buscar informações e técnicas para descobrir o que pode estar errado.

Há 100 anos, essa busca era algo praticamente impensável. Assim, muitas pessoas passavam a vida inteira infelizes, sem encontrar nenhuma possibilidade de mudança. Hoje, essa realidade se transformou radicalmente com a chegada da internet, que tornou muito mais fácil encontrar as informações necessárias para o seu desenvolvimento.

Você pode começar com uma formação em Coaching, Programação Neurolinguística (PNL) ou outros cursos na área de desenvolvimento pessoal, que podem te ajudar a descobrir que sua verdadeira vocação é totalmente diferente daquilo que você vem  desempenhando profissionalmente.

Existem pessoas que encontraram um sentido para sua vida transformando o que era apenas um hobby — algo que elas amavam fazer — em sua atividade principal. Então, se você ainda não encontrou aquela atividade que te move e tornaria o seu projeto de vida mais interessante, pode ter certeza que ela existe. É só uma questão de tempo e empenho para encontrá-la.

Como criar hoje mesmo um projeto de vida que funcione

Você já ouviu dizer que autoconhecimento é poder? É isso mesmo. A resposta para construir o seu projeto de vida perfeito está em se conhecer melhor.

Busque as ferramentas que comentamos no tópico anterior e procure fazer uma autoavaliação. Não se esqueça de que a psicologia também é uma ótima maneira de obter o autoconhecimento.

Todos nós temos situações ou características que desconhecemos e é comum chegar até o fim da vida sem se conhecer totalmente. Mas o fato é que, quanto melhor você se conhece, mais é capaz de entender quais são seus pontos fortes, limitações e habilidades, o que ajuda a definir um propósito com o qual você se identifique e, por fim, realizar seu projeto de vida.

Conclusão

A conquista do sucesso no trabalho depende de muito planejamento e disciplina. E a mesma coisa vale para a vida.

Se você não tiver um mapa a ser seguido e determinação para chegar lá, fica difícil não se perder no meio do caminho.

Daí a importância de traçar um projeto de vida com suas metas pessoais e profissionais. Faça uma relação de tudo o que gostaria de fazer e pense no que é necessário para realizar esses projetos.

Para a maioria das pessoas, este exercício não é fácil e requer tempo, no entanto, você vai perceber que isso faz toda a diferença para ser uma pessoa mais realizada pessoal e profissionalmente.

Caso não tenha uma ideia para o seu projeto de vida, a saída é buscar o autoconhecimento, por meio de informação, capacitação ou com o auxílio de um psicólogo. Só não vale deixar para depois, porque pode ser tarde demais.

Quer elaborar um projeto que tenha mais conexão com o seu propósito? Fale com a gente e saiba como podemos te guiar nesse caminho!