Começar um empreendimento no segmento de desenvolvimento pessoal é um verdadeiro desafio. Você não conhece muitas pessoas, não tem uma base de contatos para divulgar seus serviços e tampouco dinheiro para investir em publicidade. Porém, isso não é motivo para desistir do seu sonho.

A prospecção ativa serve exatamente para aquelas pessoas que não querem ficar paradas, esperando os clientes aparecerem do nada. Por meio dessa técnica de captação de clientes, você pode monetizar seu negócio desde o primeiro dia de atividade.

Quer saber como? Continue a leitura!

O que é prospecção ativa no segmento de desenvolvimento pessoal

A prospecção ativa acontece quando você vai atrás do seu potencial cliente, desenvolvendo uma abordagem direta. Ela é o inverso da prospecção passiva, que é quando o potencial cliente entra em contato com você.

Na prospecção ativa, tudo o que você tem a fazer é identificar quem são as pessoas para as quais você deseja vender sua solução e entrar em contato com elas. Já na prospecção passiva, você precisa criar meios para que as pessoas te encontrem, o que demanda tempo e investimento financeiro.

Mesmo que o comprador ainda não saiba que tem uma necessidade, com a prospecção ativa você pode conscientizá-lo sobre um problema, despertando o interesse pelos seus serviços.

Essa abordagem direta depende, então, apenas da sua proatividade e da sua motivação em captar clientes. Por isso, a prospecção ativa é o segredo por trás de quem realmente vende no início de carreira.

Por que a prospecção ativa ainda funciona muito bem nos dias atuais

Quando se trata de desenvolvimento pessoal, a maioria das pessoas não tem consciência das habilidades e conhecimentos que precisa fortalecer para se tornar uma pessoa ou profissional melhor. Portanto, elas não estão em busca de soluções para isso.

Consequentemente, mesmo que você colocasse um site, um blog e redes sociais recheadas de conhecimento sobre essas soluções, muito provavelmente não venderia nada, afinal, não existiriam pessoas procurando por isso.

Por outro lado, se você abordar pessoalmente cada pessoa que pode se transformar em um potencial cliente e despertar o interesse dela naquilo que você está oferecendo, as chances de conquistar essa conversão são muito maiores.

Tudo depende da sua capacidade de argumentação e convencimento. Portanto, você está na liderança do processo de venda. Por essa razão, a prospecção ativa ainda funciona muito bem nos dias atuais, especialmente para quem vende conhecimento especializado.

Quando você deve iniciar com a prospecção ativa no seu negócio

Imagine a seguinte situação: você opta pela prospecção passiva para não ter que entrar em contato direto com seus potenciais clientes. Investe horas e horas em produção de conteúdo, em fluxos de nutrição, em posts para redes sociais, mas ninguém manifesta interesse nos seus serviços. Resultado: tempo e dinheiro perdidos.

Agora visualize este cenário: você não investe nem um minuto e nem um centavo sequer em prospecção passiva. Todo o seu tempo é dedicado a identificar potenciais clientes na internet e contatá-los de imediato. Algumas pessoas vão recusar, mas ainda assim elas passarão a conhecer você. Outras vão aceitar uma conversa mais demorada, que pode se converter em uma venda.

Percebe como a prospecção ativa tem maior capacidade de gerar resultados imediatos? Além disso, ela permite validar o interesse das pessoas pelos seus serviços antes que você comece a investir em formas de atração passivas, poupando tempo e recursos.

Conforme você vai coletando feedbacks das pessoas, também pode aprimorar suas táticas de abordagem, desenvolver uma argumentação mais eficaz e conhecer todas as objeções do seu público, tornando-se um vendedor mais experiente.

Por que você não deve fazer prospecção ativa diretamente pelo telefone

Com o avanço da internet e as várias ferramentas de comunicação online, como e-mail, redes sociais, mensageiros instantâneos, entre outros, o telefone deixou de ser o principal meio de recebimento de informações.

Na verdade, a ligação telefônica se tornou tão especial que é quase exclusiva de parentes e amigos próximos. Para todas as demais pessoas, o contato via mensagem de texto se tornou o padrão.

Diante disso, receber uma ligação de vendas passou a ser percebido como algo intrusivo, que fere a privacidade do consumidor. Por esse motivo, a prospecção ativa por telefone não é a maneira mais recomendada de iniciar o contato com potenciais clientes.

Afinal, você quer que eles te ouçam até o final, prestem atenção ao que você tem a dizer e recebam suas informações de maneira positiva, certo? É por isso que você tem que fazer prospecção ativa da forma correta, conforme explicamos no próximo tópico.

Qual a melhor forma de fazer prospecção ativa hoje em dia

A melhor maneira de se fazer prospecção ativa atualmente é por meio das redes sociais.

Só para você ter uma ideia, o brasileiro passa cerca de 225 minutos por dia em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, portanto, é praticamente impossível que uma mensagem sua não seja vista.

Dedicando algumas horas por dia, você encontra pessoas com o perfil ideal de cliente que você deseja conquistar, solicita uma nova conexão, envia uma mensagem ou comenta uma postagem interessante que a pessoa fez.

Com isso, você começa a desenvolver um relacionamento que vai se estreitando com o tempo. A partir daí, é possível fazer uma abordagem mais direta e personalizada, dizendo o que você faz e como pode ajudar a outra pessoa a atingir seus objetivos.

Conclusão

Como você viu, é possível fazer prospecção ativa sem ser invasivo, desenvolvendo um relacionamento baseado na confiança e na geração de valor. Por esse motivo, a abordagem direta é a melhor maneira de prospectar clientes quando você está iniciando um negócio de desenvolvimento pessoal.

Ao mesmo tempo em que valida sua ideia, é possível rentabilizar o seu negócio e desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o mercado no qual você está ingressando. Assim, você tem mais chances de desenvolver um método amplamente aceito no mercado e que leve seu empreendimento ao sucesso.

Depois de garantir a saúde financeira do seu negócio, convém trabalhar também com a prospecção passiva. Então que tal entender melhor como ela funciona?