O Facebook acaba de completar 16 anos de lançamento e, desde 2004, muita coisa mudou na plataforma. Os algoritmos de classificação passaram a impulsionar apenas uma pequena parcela dos posts e a selecionar melhor o que aparece e o que não aparece na timeline dos usuários.

Todas essas transformações levaram muitas pessoas a acreditar que prospectar clientes no Facebook já não funciona. Entretanto, neste post, você vai ver que não é bem assim.

Existem maneiras de usar o Facebook para prospectar clientes e gerar bons resultados. Continue a leitura e descubra como!

O Facebook ainda dá resultado para prospectar clientes?

Certamente você já ouviu falar que o Facebook está morrendo e que os usuários estão migrando para outras redes sociais, como o Instagram.

Porém, pense comigo: o Facebook tem mais de 2,45 bilhões de usuários ativos, o que corresponde a praticamente ⅓ da população mundial. Diariamente, 1,62 bilhões de pessoas acessam a rede.

Impossível estar morrendo com essa quantidade de usuários, não é?

O que falta para as pessoas que deixaram de investir ou então nunca investiram em prospectar clientes no Facebook é saber a maneira correta de identificar, localizar e abordar esses potenciais clientes na plataforma.

Normalmente, o que as pessoas fazem é publicar vários posts por semana e esperar que os internautas vejam esse conteúdo, interessem-se por ele e entrem em contato de forma espontânea.

Entretanto, a cada 60 segundos, 293 mil status são atualizados e 136 mil imagens são carregadas. Destacar-se em meio a esse oceano de publicações é realmente muito difícil. Por isso, você precisa ser mais assertivo para prospectar clientes no Facebook.

Qual a forma mais assertiva de prospectar clientes no Facebook hoje em dia

A forma mais assertiva de prospectar clientes no Facebook atualmente é, sem dúvida, através dos anúncios pagos, uma vez que a plataforma só direciona 4% do tráfego orgânico para os publicadores.

Outro ponto importante a considerar é que 94% dos investimentos em publicidade paga no Facebook são direcionados para o mobile.

Então, se você deseja atingir uma parcela maior de usuários, tem que pensar não só no conteúdo do anúncio, mas também no dispositivo em que ele será visualizado. Sabendo disso, você pode começar a pensar na sua estratégia de prospecção.

Para ter sucesso na prospecção de clientes no Facebook, não parta para a venda direta, isto é, oferecer de cara um serviço. Essa abordagem acaba sendo vista como intrusiva, já que não entrega valor algum para o usuário.

O melhor é desenvolver uma tática de venda indireta, em que você entrega algo de valor para o usuário, como uma mentoria, um diagnóstico ou uma metodologia de trabalho, por exemplo, convertendo-o em um lead.

Uma vez que você tenha conquistado o contato dessa pessoa, ela entra no seu funil de vendas, que a leva até uma abordagem mais direta: a ligação. É na ligação, portanto, que você vai convencer seu lead de que tem a solução perfeita para ele.

Mas e se você não tiver recursos para investir em anúncios, significa que não pode usar o Facebook para prospectar clientes? Nada disso! Confira o próximo tópico!

Como você pode usar o Facebook gratuitamente para prospectar clientes

Muitas vezes, investir em anúncios pagos não é uma opção. Pode ser que você esteja iniciando o seu negócio ou então esteja encontrando dificuldades para rentabilizá-lo, o que significa que cada real é de suma importância para a sobrevivência do seu empreendimento.

Seja qual for o motivo, não importa. Você ainda pode prospectar clientes no Facebook gratuitamente. Para tanto, será necessário dedicar algum tempo, mas o método é bastante eficaz.

Ingresse em grupos que reúnam o perfil ideal de cliente que você está buscando. Se você quer prestar mentoria para coaches, por exemplo, procure por grupos de coaching.

Uma vez que você seja aceito no grupo, contribua para a comunidade. Publique conteúdos interessantes, comente publicações relevantes, responda a dúvidas, compartilhe o que lhe parecer importante.

Assim como você estará interagindo com outras postagens, pessoas que julgarem suas publicações relevantes também vão interagir com elas. E são essas pessoas que você vai abordar de uma maneira diferenciada.

O engajamento com a sua publicação demonstra algum tipo de interesse. Portanto, conecte-se a esses usuários e envie uma mensagem privada, agradecendo a oportunidade. Fale sobre o que você faz e como pode ajudar.

Conduza essa pessoa a uma reflexão sobre a importância de modificar algum aspecto pessoal ou profissional e convide-a a conhecer a sua solução.

Simples, não é? E você não gastou nem um centavo por isso!

O que você não deve fazer no Facebook em 2020, se você tem um negócio

Como você viu, o Facebook direciona tráfego orgânico para apenas 4% da sua audiência. Ou seja, se você tem uma página no Facebook com mil seguidores, apenas 40 pessoas verão as suas postagens.

Esse número pode ser ainda menor, já que o Facebook mostra atualizações somente para as pessoas que mais interagem com página. Assim, quanto menos visibilidade você tem, menos pessoas interagem. E quanto menos pessoas interagem, menos visibilidade você tem.

Diante disso, gastar tempo e dinheiro em criar publicações diárias para uma página de Facebook é um investimento que não se justifica, pois os resultados são mínimos.

O melhor é dedicar esse tempo e esse orçamento para prospectar clientes de forma mais inteligente, ou seja, investir em anúncios segmentados ou então partir para o “corpo a corpo”, com uma prospecção ativa.

Conclusão

Se você estava em dúvida sobre como usar o Facebook para prospectar clientes, já conseguiu as respostas que precisava para colocar essa ferramenta no seu planejamento. Mas não fique apenas no Face, o Instagram também é excelente para a captação de clientes. Especialmente se você souber como fazer isso!