O Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso no mundo, especialmente no Brasil. Mas será que é possível adquirir clientes por meio dela? Melhor ainda, será que dá para prospectar no Instagram sem perder tempo, como se você estivesse usando uma “mira laser”?

Apesar de ser muito utilizada por grandes empresas e empreendedores, a maioria deles, quando pensa em utilizá-la de modo profissional, não sabe como fazer a atração de clientes. Ou imaginam que a tarefa de prospecção seja feita apenas com a ajuda dos influenciadores digitais.

Porém, esse é o maior engano de quem deseja prospectar no Instagram.

Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas para você alcançar seus potenciais clientes na plataforma sem recorrer aos famosos (e caros) influenciadores e, assim, alavancar o seu negócio no ramo de desenvolvimento pessoal.

Você vai aprender como fazer isso de forma certeira, como se realmente tivesse uma “mira laser”! Mantenha o foco nessa leitura e acerte o alvo para conquistar mais clientes!

O que é o Instagram na ótica de quem quer prospectar clientes

Com mais de 60 milhões de usuários ativos, o Brasil é, hoje, o país com o terceiro maior número de pessoas no Instagram, atrás apenas da Índia e dos EUA.

Sem dúvida, é uma das redes sociais que mais crescem no mundo, desbancando até o Facebook, — que, por sinal, é o dono da plataforma.

Além de ser a preferida entre os jovens, outro fator que contribui para esse crescimento acelerado é porque ela é a rede que mais favorece o comércio online, sendo responsável por 70% das vendas nas redes sociais.

É claro que o Facebook ainda é relevante, mas existem algumas diferenças entre os algoritmos dos dois sistemas que fazem com que o Instagram leve uma certa vantagem na hora de buscar seu cliente ideal. Saiba quais são elas a seguir!

2. Quais as diferenças entre o Instagram e o Facebook em 2020

Atualmente, uma grande diferença a ser considerada para prospectar clientes no Instagram ou no o Facebook é que, quando se trata de seu alcance orgânico (visibilidade dos posts gratuitos) o algoritmo do Facebook foi programado para não entregar mensagens a toda a audiência que curte sua página.

Isso quer dizer que, mesmo que você tenha 1 milhão de curtidas, apenas aquelas pessoas que interagem frequentemente com suas publicações vão vê-las em sua linha do tempo.

Então, uma fórmula que ainda funciona muito bem para prospectar clientes no Facebook é divulgar seu trabalho e participar ativamente em grupos que correspondam ao seu nicho de mercado — ou, por que não, criar o seu próprio grupo.

Já no Instagram, além de o alcance orgânico ser maior, a estratégia de trabalhar com nichos também é efetiva, porém, como essa ferramenta não possui grupos, a melhor forma de prospectar pelo Instagram é usando as hashtags (#).

A vantagem principal das hashtags é que, através delas, os usuários podem procurar por postagens com temas do seu interesse.

Outra utilidade das hashtags que vale a pena destacar é que o usuário também pode seguí-las, da mesma forma que segue as pessoas. É só digitar um tema na busca e a ferramenta mostra as publicações relacionadas e um botão para seguir. Assim, ele pode visualizar todos os posts feitos acerca de uma hashtag específica.

Então, pode-se dizer que pelo menos 50% do sucesso da sua prospecção no Instagram está ligado ao monitoramento e escolha das hashtags mais populares em seu segmento. Ou seja, é muito importante pesquisá-las antes de publicar seus posts.

No própria ferramenta, já dá para ter uma boa noção de quais são esses termos, mas se você quiser aperfeiçoar sua busca, veja alguns sites que te ajudam a fazer esse trabalho.

Dessa forma, ficará muito mais fácil encontrar e ser encontrado pelas pessoas que realmente se interessam pela sua oferta!

3. Como prospectar clientes no Instagram de forma produtiva e certeira

Não há muito segredo para prospectar clientes no Instagram. Depois de publicar seus posts com as hashtags corretas, dentro de pouco tempo, você vai começar a notar um engajamento maior em suas postagens. Sabe por que isso acontece? Porque você estará “mirando” diretamente no seu público-alvo.

E quando chegar a esse momento, a melhor forma de atrair clientes é fazendo uma abordagem direta. O Instagram possui uma funcionalidade específica para isso: o Direct, que funciona como o Inbox, do Facebook.

Mas qual a melhor maneira de abordar? Verificando os perfis que mais interagem com as suas publicações e enviando uma mensagem informal, mais ou menos como a seguinte:

Oi, tudo bem? Obrigada por me seguir! Vi que você comentou minha postagem e gostaria de saber o que está achando dos conteúdos. Seu feedback será valioso para mim! Qualquer dúvida, estarei sempre à disposição.

Com um gesto simples como esse, você se aproxima de um potencial cliente e aumenta as chances de levá-lo a um outro estágio da jornada de compra (whatsapp ou ligação telefônica), onde haverá a possibilidade de apresentar melhor seus serviços e ficar a um passo da conversão.

Quanto tempo você precisa usar diariamente para a atividade de prospecção

A palavra-chave para a tarefa de prospectar no Instagram ou em qualquer outra rede, com certeza, é a disciplina.

Reservando pelo menos uma hora por dia para fazer abordagens diretamente, ao longo de um mês, serão 30 horas de trabalho dedicadas a demonstrar aos potenciais clientes o valor da sua oferta. Com isso, as chances de fechar novos negócios serão muito maiores!

5. Conclusão

O uso ativo das redes sociais é, hoje, a forma mais fácil de encontrar pessoas interessadas no seu negócio, em especial o Instagram.

Conforme os dados apresentados no início do artigo, o poder dessa rede social para comercializar produtos e serviços online é enorme. Ela já é responsável por nada mais, nada menos, que 70% das vendas feitas pelas redes sociais no Brasil! E é claro que o seu negócio na área de desenvolvimento pessoal não pode ficar de fora dessa!

No entanto, antes de criar o seu perfil comercial na plataforma, tenha em mente que fazer postagens que agradem ao público e ganhar muitas curtidas é bom, mas não é o suficiente para fazer o seu empreendimento crescer.

Para captar clientes, é preciso fazer um consistente trabalho de prospecção no Instagram, ou seja, investir tempo para criar a sua mensagem, fomentar relacionamentos e fazer abordagens efetivas, convencendo seus seguidores de que a sua proposta é a ideal para eles.

Obviamente, leva algum tempo até seu perfil ganhar visibilidade e começar a atrair interessados, porém, garantimos que o esforço vale a pena!

Quer saber mais sobre como o Instagram funciona na prática? Convido você a seguir o perfil da BMind e acompanhar nossos conteúdos diários por lá!