Pouca gente sabe disso, mas existem diversos tipos de inteligência humana que podemos desenvolver durante a vida. Porém, infelizmente, o nosso sistema educacional e a sociedade foram estruturados de forma a valorizar apenas um deles: o raciocínio lógico ou inteligência cognitiva.

Assim, o indivíduo pode ser um gênio em qualquer um dos tipos de inteligência que apresentaremos neste texto, mas se ele for péssimo em matemática ou ciências, não será valorizado.

Por isso são tão comuns os casos de pessoas que não se encontram profissionalmente. Afinal, elas acabam tendo que abdicar daquilo que mais gostam de fazer por um emprego que não lhes dá tanto prazer, mas proporciona uma vida mais confortável financeiramente.

A solução para esse problema está em perceber quais tipos de inteligência você possui e focar nas atividades em que tem mais facilidade, delegando o que você não faz muito bem para outras pessoas.

Com isso, você não precisará realizar tantas tarefas que não te agradam, mantendo sempre a motivação e a alta performance, o que, no final do dia, pode resultar em uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.

Entendeu por que é importante conhecer os tipos de inteligência humana e qual delas você possui?

Vamos introduzir este tema explicando brevemente a origem dessa abordagem tão interessante e que pode mudar a sua visão sobre o trabalho, sendo o ponto de partida para dar aquela virada na sua vida profissional. Confira!

A teoria das inteligências múltiplas

Desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner na década de 1980, a teoria das inteligências múltiplas prega que o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência distintas, que determinam nossa vocação.

De acordo com a tese de Gardner, os tipos de inteligência são:

  1. Existencial: autoconhecimento, inteligência emocional.
  2. Interpessoal: habilidades de relacionamento.
  3. Corporal-cinestésica: propícia para o desenvolvimento de atividades corporais e manuais, como dança, educação física, bordados etc.
  4. Musical: ideal para trabalhar com música.
  5. Linguística: facilidade de comunicação, aprendizado de idiomas.
  6. Intrapessoal: está relacionada à existencial. Explicamos melhor essa competência mais adiante
  7. Espacial: afinidade no trabalho com imagens, desenhos, pinturas, arquitetura.
  8. Lógica - matemática: essa é uma das competências mais valorizadas no mundo dos negócios, como veremos a seguir.
  9. Naturalista: habilidade para lidar com a natureza.

Isso explica porque temos mais habilidades em certas áreas do que outras, que é o que, normalmente, guia nossas escolhas profissionais e pessoais.

Mas isso não quer dizer que cada pessoa possa se destacar em apenas um tipo de inteligência. Ela pode ter duas, três ou mais.

Como mencionamos, são nove tipos de inteligência ao todo, mas neste texto vamos nos aprofundar em apenas cinco, que são as mais importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Então, prossiga com a leitura e saiba quais são elas!

1. Inteligência Existencial

A inteligência existencial está ligada ao âmbito espiritual e tem a ver com o seu propósito de vida, ou seja:

  • Por que você está aqui?
  • Por que você escolheu fazer o que faz?
  • Aonde quer chegar?
  • Qual a sua contribuição ou legado para o mundo?

Conhecer o propósito da sua existência (ou a inteligência da existência) tem tudo a ver com montar um negócio no segmento de desenvolvimento pessoal, porque, com ele, você poderá ajudar outras pessoas.

É um negócio que, assim como qualquer outro, tem como um dos seus objetivos o benefício financeiro, mas que carrega um propósito maior de ajudar outras pessoas, estando mais relacionado à sua missão de vida.

2. Inteligência Intrapessoal

Você é daqueles que não acredita muito que o pensamento positivo pode fazer a diferença? Pois saiba que, quando a sua mentalidade está voltada a pensar em coisas boas, você tem a automotivação necessária para fazer o que precisa ser feito, e isso ajuda muito a realizar seus objetivos.

Então, uma vez que você tenha consciência do seu propósito, é fundamental “olhar para dentro de si”, para suas questões internas, entender suas emoções e pensamentos e assim modificar a sua mentalidade, se for o caso.

Ter um mindset positivo é o reforço que você precisa para alcançar seus ideais.

3. Inteligência Interpessoal

Já a inteligência interpessoal pressupõe o relacionamento com outras pessoas e é própria da condição humana, afinal, nenhum de nós consegue viver totalmente isolado.

Mas, para quem quer trabalhar no segmento de desenvolvimento pessoal, esse tipo de inteligência é o mais importante, já que, nessa atividade, é fundamental comunicar-se e compreender o outro.

4. Inteligência Linguística

Não é difícil imaginar que, para desenvolver uma atividade online ou que dependa principalmente da internet, é preciso ter muita habilidade de comunicação. Nesse sentido, dispor do tipo de inteligência linguística (que abrange leitura, escrita, fala e conversação), é primordial para que você consiga transmitir a sua mensagem e alcançar resultados satisfatórios.

Resumindo, com a competência interpessoal (de relacionamento) e a linguística, você já possui as ferramentas necessárias para criar um negócio online no ramo de desenvolvimento pessoal e viver somente do seu conhecimento.

5. Inteligência Lógica - Matemática

Na administração de um negócio, por menor que ele seja, temos o desafio de tomar decisões diariamente, muitas vezes em tempo recorde.

Mas para tomar as decisões certas, é preciso ter capacidade lógica, o que envolve constante análise de informações, como textos, dados numéricos, estatísticas e cálculos de todos os tipos.

É claro que, atualmente, existem as máquinas, que dão conta de boa parte dos cálculos da sua empresa. No entanto, para apurar se ela está realmente dando lucro ou prejuízo, você deve pelo menos saber um pouco de matemática e manusear as tecnologias para esse fim, como processadores de planilhas, gráficos etc.

Da mesma forma, é necessário entender o cenário econômico antes de fazer um investimento, uma aquisição ou qualquer outra transação financeira sem correr o risco de ir à falência.

Em suma, o raciocínio lógico é uma capacidade determinante para o sucesso do seu negócio.

Esse tipo de inteligência requer uma boa dose de pensamento crítico e analítico, mas, ao mesmo tempo, pede criatividade para lidar com diferentes problemas e buscar soluções.

Conclusão

Vivemos em um mundo extremamente diversificado, onde cada um tem a liberdade de optar por uma profissão ou por um estilo de vida.

Se você nunca tinha parado para pensar o que te leva a preferir uma coisa a outra, agora já sabe que isso está muito relacionado ao seu tipo de inteligência predominante, afinal, nossas maiores habilidades, quase sempre, nos direcionam a seguir um determinado caminho.

Porém, esse caminho não precisa ser definitivo, pois o conhecimento sobre os tipos de inteligência nos mostra que existem algumas habilidades que desenvolvemos naturalmente, enquanto outras podem ser adquiridas com o tempo e a prática.

Por isso, caso tenha conseguido identificar o tipo de inteligência que mais se destaca em você e acredita que precisa desenvolver outros, não desanime. É certo que não podemos ser bons em tudo, mas com algum esforço, é possível desenvolver uma inteligência específica.

Aqui em nosso blog, você encontra uma variedade de conteúdos úteis para ajudá-lo a encontrar o seu propósito e apoiar o seu crescimento profissional. Assine a nossa newsletter e receba as atualizações em seu e-mail!